Ex-aluno claretiano é maestro e regente de várias bandas no PR

Após três décadas de atuação como músico Maestro Rodrigo decidiu se especializar buscando na teoria ainda mais conhecimento

Maestro Rodrigo se formou em Licenciatura em Música no fim do ano passado (Foto: Reprodução/Facebook)

Com décadas de experiência na área musical, Rodrigo Correa dos Santos, aos 42 anos, percebeu que era hora de dar um passo importante na carreira e em 2017. Assim, ele começou o curso de Licenciatura em Música, do Claretiano – Centro Universitário, em Guarapuava.

No final de 2019 participou de sua colação de grau. Além disso, conforme ele, com o diploma do curso em mãos pôde colocar em prática a teoria. O que foi fundamental para a carreira.

Atuo há mais de 30 anos na música. Comecei como aprendiz na Banda Jovem de Guarapuava ‘Maestro Leonel Rossetin’ e hoje sou o Maestro desta Banda. Apesar de ter uma certa experiência, o conteúdo aplicado durante às aulas foi interessante e muitas teorias relacionadas à música eu não conhecia. Concluir o curso foi muito importante porque agora consigo aplicar esses conhecimentos junto aos meus músicos.

Atualmente, ele é Maestro da Banda Sinfônica de Pinhão. Ainda da Banda Municipal Guarany de Teixeira Soares, da Banda Jovem de Guarapuava ‘Maestro Leonel Rossetin-PR. Além da Banda de Concerto de Goioxim. Por fim, Regente da Banda de Percussão Guarda Mirim de Irati.

Devido a todos os compromissos assumidos, Rodrigo conta que concluir a graduação foi um grande desafio. “Tenho uma rotina muito corrida e bem cansativa. Assim, para acompanhar os estudos, muitas vezes, tive que mudar meus ensaios com as bandas que trabalho, mas por fim deu tudo certo. Acredito que venci este grande desafio”.

O ex-aluno destacou a qualidade da Educação a Distância oferecida aos discentes pela instituição. “O ensino é muito bom. Além disso o material didático excelente, tanto é que recomendo para todos os músicos que conheço”, observa.

SOBRE O ALUNO

Rodrigo Correa dos Santos começou suas atividades como músico na Banda jovem de Guarapuava em 198. Por isso, participou de vários encontros e concursos de bandas promovidos pela Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras. Além disso, em 1999 assumiu o cargo de Instrutor de Bandas pela Fundação (Fubem) de Guarapuava.

Ainda em 1999 ingressou na Ordem dos Músicos do Brasil, e se tornou músico profissional em 2001, quando começou os trabalhos com a Banda Sinfônica de Pinhão. Ele ainda formou bandas e fanfarras na cidade de Laranjal, Santa Maria do Oeste e Pitanga.

Já em 2004 concluiu curso de Regência e Prática de Banda pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Mais tarde, em 2006 tornou-se membro da diretoria da Federação paranaense de Bandas ocupando o cargo de 2º Tesoureiro, o qual exerce até hoje. Reativou em 2011 a Banda Guarany da cidade de Teixeira Soares, que atualmente tem mais de 100 anos de existência. Em 2013 assumiu a Banda Jovem de Guarapuava, levando ao bicampeonato nacional

O músico, ainda participou como jurado em vários concursos da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas. Além disso, participou de inúmeros festivais de música nas cidades de Candói, Pinhão, Santa Maria do Oeste, Cantagalo, Faxinal do Céu, Guarapuava, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Palmas.

Quer saber mais sobre o curso de Música do Claretiano, clique aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SOLIDARIEDADE

Cantor católico faz live beneficente no sábado (18) em Guarapuava

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Decreto prorroga manutenção de medidas restritivas até 4 de agosto

ESCOAMENTO DA SAFRA

Estradas rurais de Virmond e Chopinzinho recebem pavimentação poliédrica

Comentários