22/08/2023

Exposição de Valdir Cruz em São Paulo destaca Guarapuava nacionalmente

Depois de grande expectativa, a exposição do guarapuavano Valdir Cruz começa nesta quinta feira (1º), no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo. A exposição, que conta com o apoio da Prefeitura, leva o nome “Guarapuava” e apresenta 40 imagens em preto e branco que retratam o povo, a cultura e as tradições do município.

Nos últimos 30 anos Valdir Cruz, dedicou grande parte do seu tempo – e da sua vida – para fotografar Guarapuava e agora, apresentar sua terra natal ao mundo. A exposição Guarapuava segue uma itinerância além do MIS e das fronteiras do Brasil: em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (agosto) e em Guarapuava, na Unicentro (dezembro). Haverá ainda novas mostras de Valdir Cruz com seleções das imagens de Guarapuava e de outras séries – como Raízes e Bonito – na Bolsa de Arte de Porto Alegre e na inauguração da galeria desta instituição em São Paulo (abril e maio); em Salvador, na Darzé Galeria de Arte (julho) e na Galeria SIM, em Curitiba (agosto). No exterior, a mostra e o livro Guarapuava serão apresentados na Throckmorton Fine Art, Inc., em Nova York (setembro).

Durante a abertura da exposição, Valdir Cruz também lança o livro “Guarapuava”, composto por 90 imagens, selecionados entre 4.500 negativos.  Além de retratar e expor as belezas naturais e da população guarapuavana, a exposição foi destaque na mídia nacional, como no jornal Estadão, Folha, Revista Fhox, Bolsa de Arte, Brasil Econômico e Notícias do Sul, levando o nome de Guarapuava para diversos lugares do Brasil.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo