Exposição marca Dia de Combate ao Feminicídio em Guarapuava

Ação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio começa às 8h30, com exposição em frente a Praça 9 de Dezembro, além da divulgação de serviços às mulheres

Exposição marca Dia de Combate ao Feminicídio em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Nesta quarta (22), Guarapuava se unirá a mais de 20 outras cidades do Paraná em uma mobilização pela vida das mulheres, reforçando a luta diária pelo fim da violência e integrando as ações do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data foi instituída pela lei nº 19.873/2019, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Andresa do Amaral, em virtude da pandemia e das medidas de segurança e prevenção adotadas, adequamos a programação para garantir que esse data não passe em branco.

“A violência contra a mulher e o machismo devem ser combatidos e desconstruídos todos os dias. Mas, nesse dia, queremos reforçar o debate, estimular a mudança de cultura, chamar a população a refletir sobre a violência contra a mulher e estimular as guarapuavanas a romperem o ciclo da violência, mostrar a elas que não estão sozinhas”.

Em uma ação conjunta da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e da Procuradoria da Mulher da ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), haverá uma exposição de 89 cruzes que representam as vítimas de feminicídio no Paraná, ocorridas em 2019.

22 DE JULHO

Conforme a deputada estadual Cristina Silvestri, procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, essa mobilização pelo dia 22 de julho, unindo várias cidades, instituições e entidades é de extrema importância para que o discurso de proteção e empoderamento das mulheres se fortaleça.

“Principalmente agora, em tempos de pandemia, onde a subnotificação de casos de violência está em alta. Ou seja, os crimes continuam acontecendo, mas as mulheres estão com medo de denunciar por estarem passando mais tempo com seus agressores. É importante darmos voz a estas mulheres”.

A ação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio terá início às 8h30, em frente a Praça 9 de Dezembro, e contará também com divulgação dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência, adotando todas as medidas de segurança e prevenção; placas e banners orientativos.

Materiais da campanha ‘Alô, vizinha (o)!’ também estarão disponíveis. A data marca dois anos da morte de Tatiane Spitzner, Nessa segunda (20), a justiça determinou que o júri popular de Manvailer, seja marcado. O marido, é o principal suspeito pelo crime na madrugada de 22 de julho de 2018.

AÇÕES PARCEIRAS

Ainda nesta quarta (22), às 18h, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em parceria com a prefeitura, promoverá um live no Youtube para debater o tema ‘Respeito: o limite entre o amor e o abuso’. O assunto será discutido pelos psicólogos, Susana Raurich e Silvio Ortiz, e pela coordenadora do CRAM de Guarapuava, Camila Grande.

Assim  conforme a psicóloga e coordenadora do CRAM, Camila Grande, a live é uma ação lançada em parceria com outras instituições, dentre elas o CRAM. “A transmissão busca abordar com os convidados a importância do desenvolvimento do respeito nas relações, auxiliando no reconhecimento dos sinais de um relacionamento abusivo; nas formas de romper com o ciclo da violência e como a educação pode interferir na resolução dos conflitos”.

A atividade é organizada pela Subseção com o apoio da Comissão da Mulher Advogada e integra a campanha “Respeito é a base da transformação”. Assim, a campanha lançada em julho, tem o objetivo de promover reflexões sobre o tema durante todo o mês.

Por fim, para os interessados em participar não é necessário fazer inscrição prévia. Assim, basta acessar o canal da OAB Guarapuava por meio do link da live e acompanhar.

SERVIÇO

Ações de combate a violência contra à mulher
Quarta (22) às 8h30
XV de Novembro (em frente a Praça 9 de Dezembro)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Guarapuava será a 1ª cidade do país a ter 'app' com prêmio internacional

NOVAS CONFIRMAÇÕES

Saúde confirma 14 novos casos de covid-19 em Guarapuava

AINDA É PRIMAVERA

Rotary Lagoa promove a sexta edição da Expoflor em Guarapuava

Comentários