Da Redação
Guarapuava – A Faculdade Campo Real, em Guarapuava, iniciou o programa de Extensão das Engenharias. Com 40 acadêmicos inscritos, 13 foram selecionados em vestibular, com prova específica, entrevista e análise de documentação.
As aulas acontecem durante todas as tardes. De acordo com a Campo Real, o diferencial do programa é que duas disciplinas são ministradas totalmente em outro idioma. Os alunos recebem módulos diferenciais, com aulas de inglês, espanhol/alemão, automação e programação, robótica, sistema de qualidade, robótica em inglês, entre outras disciplinas comuns a todas as engenharias.
Os principais objetivos do projeto estão ligados ao desenvolvimento de agentes transformadores do entorno, responsabilidade ambiental e social, referência nacional e alunos monitores dos cursos regulares. Os estudantes devem possuir frequência superior a 95% e rendimento maior de 7,0. Caso o aluno, injustificadamente, não obtenha esses resultados, ele será desligado e permanecerá no curso normal.
Segundo a instituição, o projeto teve início com uma atividade de prática de círculo de diálogo, semelhante a utilizada na Justiça Restaurativa, com a colaboração da professora Patricia Melhem Rosas. O objetivo foi criar um ambiente seguro entre os participantes, incentivando a proximidade entre todos e vínculos, inclusive com os professores.
O programa se estende aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Segundo os professores Adailton Marcelo Lehrer e Juliano Monteiro Machado, o projeto tem como propósito possibilitar ao acadêmico um destaque no mercado atual, por meio de áreas complementares a sua formação, bem como assumir uma nova postura nas atividades acadêmicas.