22/08/2023
Educação

Faculdade Guairacá: pesquisas científicas estimulam interesse em acadêmicos

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Durante este ano, a aluna do 8° Período de Psicologia da Faculdade Guairacá ,Patrícia Neumann, desenvolveu diversas pesquisas acadêmicas que vem contribuindo para uma maior reflexão na sociedade atual por promover atividades nos vários níveis de prevenção e educação. Seu trabalho vem estimulando o interesse científico nos demais acadêmicos para o desenvolvimento de outras pesquisas, publicação e apresentação dos resultados.

 

Uma de suas pesquisas intitulada “Como Conhecer a Psicanálise e suas Contribuições?”, foi apresentada na VI Conifil (Congresso Internacional de Filosofia da Unicentro), com o intuito de identificar os principais recursos metodológicos utilizados por Sigmund Freud em seus textos “Delírios e Sonhos na Gradiva de Jensen” (1907), e Leonardo da Vinci em uma “Lembrança de sua Infância” (1910), para conhecer e entender sua construção da Psicanálise. Suas pesquisas são de grande relevância para a Psicologia e para aqueles que desejam especializar-se como Psicólogos de Orientação Psicanalítica e/ou Psicanalistas.

 

Outra área de estudos percorridos por Freud, sendo uma de suas maiores contribuições, foi chamar a atenção para a sexualidade humana e a existência do inconsciente, sendo este também, tema de pesquisa feita pela acadêmica Patrícia. Juntamente com a aluna de Enfermagem Ana Paula Oliveira Hass, apresentou no último mês no Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE) sua pesquisa abordando os temas de sexualidade e afetividade na adolescência. Este trabalho foi desenvolvido no projeto de estágio “Afetividade e Sexualidade na Adolescência: oficinas de conhecimento e reflexões entre estudantes da oitava série do ensino fundamental de um colégio estadual na cidade de Guarapuava/PR.” Coube à Enfermagem abordar os aspectos biológicos e fisiológicos da sexualidade e à Psicologia conceituar sexualidade segundo a teoria psicanalítica, refletindo-se acerca do papel da multidisciplinaridade entre profissionais da saúde e/ou da educação na educação sexual nas escolas.

 

Com esse trabalho, procurou-se contribuir com propostas de reflexões acerca da sexualidade, da afetividade na educação e do trabalho multidisciplinar de prevenção e intervenção na escola. É importante ressaltar que a escola se torna um ambiente promissor para a orientação sobre este tema já que há certa dificuldade de muitos pais de manter um diálogo aberto com seus filhos por diversos motivos, sejam eles sócio-culturais, falta de conhecimento suficiente ou por tabus e estigmas que envolvem a sexualidade.

 

Texto: Assessoria de Comunicação Faculdade Guairacá

Cristina Esteche

Jornalista

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