Guairacá promove capacitação em Práticas Restaurativas

Curso consiste em como podemos construir o bem social

Desde o final do ano passado, a Faculdade Guairacá desenvolve curso de Formação de Práticas Restaurativas. O curso consiste em como podemos construir o bem social contando com a aprendizagem participativa e tomada de decisões. Isso traz vários benefícios para as pessoas envolvidas, pois reduz muitos malefícios e culmina numa melhora de comportamento.

Essa prática não vem de agora. Desde a década de 70, diversos países têm ampliado seu campo na resolução de conflitos, resultando num verdadeiro fenômeno de mudança na sociedade. Segundo Priscila Fortini, coordenadora do curso na instituição, muitos profissionais de Guarapuava mostraram interesse em aderir toda essa prática. “O foco são as relações humanas: a relação entre os sujeitos com significativa ênfase na autonomia, na colaboração e na construção de ambientes seguros e saudáveis. Nas escolas, por exemplo, o uso de práticas restaurativas tem se mostrado muito eficaz, para reduzir de forma considerável o mau comportamento, intimidação, bullying, violência e criminalidade entre os estudantes e melhorar o clima geral para a aprendizagem”.

Para a psicóloga Luana Lustoza, as Práticas Restaurativas foram responsáveis para acrescentar ainda mais em sua vida profissional. ’’ Atuo como psicóloga em um programa que atende pessoas que saem do sistema prisional e seguem em acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. Sem dúvidas esse curso me auxilia a levar um atendimento mais humanizado e menos penalizador para esses indivíduos”. Os participantes do curso se reúnem quinzenalmente, com o intuito de consolidar e fundamentar todo conhecimento adquirido.

Comentários