22/08/2023
Geral

Falta de atenção de motoristas é a causa de 90% dos acidentes em Guarapuava

Com o crescente aumento da frota de veículos em Guarapuava, os incidentes envolvendo veículos também cresceram, mas em um número muito maior. São motoristas desatentos que apressados ou ao celular, furam preferências e acabam causando colisões. Já se tornou comum se deparar com alguma batida pelas ruas da cidade.

De acordo com o engenheiro de tráfego da SURG, César Sanches, a imprudência lidera os aspectos de causa de acidentes. “Esse é um dado estatístico, 90% dos acidentes são causados por falha humana e que na maioria das vezes poderia ter sido evitado. A falta de atenção, utilização do celular, alta velocidade são os fatores mais comuns. Ainda mais que são de 400 a 500 veículos que entram para a frota do município mensalmente. Só a sinalização não tem feito com que as pessoas fiquem ligadas ao que acontece a sua volta”.

Como comparação, Sanches cita outros países que passaram por uma reformulação nas leis de trânsito. “Os estudos realizados na Inglaterra comprovam que pessoas que utilizam celulares ficam menos atentas, elas olham e não enxergam. Na Holanda, depois de muito se fazer em sinalização, foi decidido e comunicado a população que toda sinalização seria retirada e que era responsabilidade de cada um cuidar do outro. Assim, os altos índices de acidentes caiu drasticamente. O Japão aplica multas altíssimas para quem comete uma infração. Usar celular enquanto dirige é prisão inafiançável, e assim, é modelo na questão de trânsito”.

Uma mudança na forma de dirigir e pensar seriam uma solução para a diminuição das batidas. “Grande parte dos cruzamentos da cidade são muito bem sinalizados. Utilizando todos os elementos possíveis para chamar a atenção dos motoristas. Tendo em vista diminuir o índice de acidentes, mas vemos que isso não é suficiente. Precisamos passar por uma mudança de comportamento, praticar a direção defensiva que consiste em estar mais atento ao que acontece ao nosso redor, diminuir a velocidade, já que o próprio código de trânsito prevê 60 km/h apenas em grandes vias, não ficar ao celular enquanto conduz um veículo, entre outros fatores. Nós todos estamos sujeitos, mas podemos e devemos evitar tudo àquilo que é possível”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.