Falta de chuva e predominância do sol marcam a semana em Guarapuava

O sol aparece todos os dias da semana e as temperaturas variam entre 10º C e 26º C durante a semana. Falta de chuvas preocupa meteorologistas

Sol deve predominar durante toda a semana (Foto: Luciano Abílio)

A notícia é boa para aqueles que gostam de dias claros e de sol. De hoje (20) até sexta (24) o céu fica sem nuvens, as temperaturas amenas e com ventos de intensidade média. A falta de chuva preocupa os especialistas.

De acordo com os meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a semana começou com estabilidade atmosférica. Porém no leste do Estado, ainda há presença de nebulosidade, mas já perde força e o sol predomina entre nuvens na Região. Além disso, os especialistas destacaram que o mês de abril segue com pouca chuva, como ocorreu nos meses anteriores, nestes primeiros 20 dias do mês.

Conforme as análises, a redução média de precipitação nos últimos 10 meses foi de 33%, considerando o conjunto dos nove maiores municípios do Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guaratuba e Umuarama.

Assim, pelos dados levantados pelo Simepar, o registro da média de chuvas para o mês de abril para Guarapuava é de 127,3 milímetros. Porém, em 2020 até o momento, foram registrados apenas 41,4 milímetros no município.

A estação meteorológica do Distrito de Entre Rios também tem registros semelhantes. A média já registrada para o mês de abril é de 127,2 milímetros, e até o momento já foram registrados 43 milímetros.

Ainda segundo o Simepar, esta é a pior estiagem já registrada desde 1997, quando o Simepar começou a fazer o monitoramento. A seca prolongada já provocou impactos na lavoura de milho safrinha em algumas Regiões.

PREVISÃO

Durante toda a semana o tempo fica firme. Os dias amanhecem com temperaturas baixas, mas com a predominância do sol, sobem durante a tarde. Assim para esta segunda (20), a maior temperatura deve ser registrada no meio da tarde. Porém, os termômetros não ultrapassam 25º C.

Já na terça (21), quarta (22) e quinta (23) as temperaturas variam entre 10º C e 26º C. As rajadas de vento não ultrapassam os 20 Km/h. Na sexta (24), os termômetros ficam entre 11º C e 25º C. Entretanto, os ventos ganham força, e as rajadas de vento podem chegar a 34 Km/h.

De acordo com as análises preliminares dos meteorologistas só deve chover no dia 29 de abril, porém o volume esperado não é significativo. Para este dia são esperados apenas 6,1 milímetros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

SONHO REALIZADO

Governo regulamenta terras de pequenos produtores em Candói

SOLIDARIEDADE

Cantor católico faz live beneficente no sábado (18) em Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com