22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Falta de chuva e predominância do sol marcam a semana em Guarapuava

O sol aparece todos os dias da semana e as temperaturas variam entre 10º C e 26º C durante a semana. Falta de chuvas preocupa meteorologistas

89317446_2958682534183556_6262055943836532736_o

Sol deve predominar durante toda a semana (Foto: Luciano Abílio)

A notícia é boa para aqueles que gostam de dias claros e de sol. De hoje (20) até sexta (24) o céu fica sem nuvens, as temperaturas amenas e com ventos de intensidade média. A falta de chuva preocupa os especialistas.

De acordo com os meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a semana começou com estabilidade atmosférica. Porém no leste do Estado, ainda há presença de nebulosidade, mas já perde força e o sol predomina entre nuvens na Região. Além disso, os especialistas destacaram que o mês de abril segue com pouca chuva, como ocorreu nos meses anteriores, nestes primeiros 20 dias do mês.

Conforme as análises, a redução média de precipitação nos últimos 10 meses foi de 33%, considerando o conjunto dos nove maiores municípios do Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guaratuba e Umuarama.

Assim, pelos dados levantados pelo Simepar, o registro da média de chuvas para o mês de abril para Guarapuava é de 127,3 milímetros. Porém, em 2020 até o momento, foram registrados apenas 41,4 milímetros no município.

A estação meteorológica do Distrito de Entre Rios também tem registros semelhantes. A média já registrada para o mês de abril é de 127,2 milímetros, e até o momento já foram registrados 43 milímetros.

Ainda segundo o Simepar, esta é a pior estiagem já registrada desde 1997, quando o Simepar começou a fazer o monitoramento. A seca prolongada já provocou impactos na lavoura de milho safrinha em algumas Regiões.

PREVISÃO

Durante toda a semana o tempo fica firme. Os dias amanhecem com temperaturas baixas, mas com a predominância do sol, sobem durante a tarde. Assim para esta segunda (20), a maior temperatura deve ser registrada no meio da tarde. Porém, os termômetros não ultrapassam 25º C.

Já na terça (21), quarta (22) e quinta (23) as temperaturas variam entre 10º C e 26º C. As rajadas de vento não ultrapassam os 20 Km/h. Na sexta (24), os termômetros ficam entre 11º C e 25º C. Entretanto, os ventos ganham força, e as rajadas de vento podem chegar a 34 Km/h.

De acordo com as análises preliminares dos meteorologistas só deve chover no dia 29 de abril, porém o volume esperado não é significativo. Para este dia são esperados apenas 6,1 milímetros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.