22/08/2023
Geral

Falta de infraestrutura de transporte freia o desenvolvimento de Guarapuava

Guarapuava está incluída em dois estudos do diagnóstico elaborado pelo CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia).  Os diagnósticos elaborados pelo CREA-PR em parceria com as 85 entidades de classe do Paraná, contem propostas para o desenvolvimento de diversas regiões do Estado, e estão incluídos nos quatro volumes dos EBDRs (Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional), inseridos no programa Agenda Parlamentar apresentado pelo presidente do CREA-PR, Joel Kruger na sessão da Câmara de Vereadores de Guarapuava nesta terça-feira, 24.

Um deles dos estudos que contemplam Guarapuava é o PELT 2020 (Programa Estadual de Logística e Transportes do Paraná). Trata-se de um plano para os próximos oito anos de obras prioritárias em infraestrutura, principalmente na logística de transporte, consideradas importantes para o desenvolvimento do Estado. Sendo assim, é dividido em quatro modais: rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário.

 

No modal rodoviário, entre as obras consideradas mais importantes está a duplicação da BR-277 entre Cascavel, no entroncamento com a BR-369, e São Luiz do Purunã, no entroncamento com a BR-376. São 538 quilômetros de rodovias com baixa qualidade em segurança, traduzida no alto número de acidentes, principalmente na área urbana de Guarapuava. Além disso, a obra melhoraria o tráfego em vários trechos dessa  ligação.

 

No ferroviário, a sugestão é a implantação de novo trecho entre Guarapuava e Paranaguá, passando por Irati e Lapa. A nova linha seguiria por um trecho alternativo entre Curitiba e o porto, pela Serra do Mar, com aproximadamente 140 km. Viabilizaria de início o transporte de mais de 6 milhões de toneladas e possibilitaria a implantação das ligações entre Cascavel-Guaíra-Mundo Novo (MS) e Cascavel-Foz do Iguaçu.

 

 

O segundo estudo no qual Guarapuava está incluída é a implantação do Teatro Municipal. O EBDR fornece um anteprojeto, cujo objetivo é contribuir para a elaboração de e desenvolvimento de políticas culturais. Diversas entidades estão envolvidas, como a Academia de Letras de Guarapuava, a ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), a AEAG (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava), Aeagro (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava), faculdades Guairacá, Campo Real e Guarapuava, Unicentro, Lojas Maçônicas, Rotaty Club, Sindicato Rural de Guarapuava e Sociedade Rural de Guarapuava.

 

Segundo o gerente da Regional do CREA-PR, engenheiro civil Geraldo Canci, todos são nichos importantes e que podem ser desenvolvidos. Mas ele ressalta a necessidade de obras voltadas ao transporte rodoviário. “A economia estadual depende do modal rodoviário, do qual depende toda a nossa região”, analisa. “E o apoio técnico dos profissionais do CREA serve de subsídio a legisladores e entes políticos para definir as políticas de desenvolvimento”, acrescenta.

REGIÃO
O Programa Estadual de Logística e Transportes do Paraná inclui propostas que integram outros municípios da Regional de Guarapuava.

O EBDR sugere a construção do trecho da BR-153 (ou PRT-153), entre Paulo Frontin e Paula Freitas, nas proximidades de União da Vitória, além da adequação da capacidade da estrada, com 19 km. Segundo o estudo, pelo fato da rodovia não ser pavimentada e é considerada importante nos quesitos mobilidade e acessibilidade, ligando o interior de São Paulo à divisa com Santa Catarina, e desafogando a Região Metropolitana de Curitiba.

 

Outra obra pleiteada é a construção de 33 quilômetros da BR-158 em trecho que liga Palmital a Roncador. O objetivo é consolidar mais um importante corredor Norte-Sul, integran
do Campo Mourão a outros polos, como Laranjeiras do Sul, Pato Branco e a divisa do Estado de Santa Catarina (Vitorino).

 

Para União da Vitória, o EBDR aborda a infraestrutura rodoviária e aeroviária regional, através de um diagnóstico sobre a necessidade de duplicar a BR-476, do município até Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba ou colocação de terceiras faixas, principalmente no trecho de 90 km que liga a São Mateus do Sul, considerado mais crítico. Outra rodovia, a BR-153 precisa de duplicação urgente a Palmas ou terceira faixa até a divisa com Santa Catarina, principalmente na região de General Carneiro.

 

No município vizinho, Paulo Frontin, a PRT-151 necessita de reparos em 100 quilômetros – ligação com Irati – incluindo terceiras faixas e acostamento. A obra desafogaria o fluxo de veículos na BR-476 sentido Ponta Grossa. Outra ligação mencionada é o trecho sem asfalto entre Paula Freitas e Paulo Frontin pela BR-153.

 

No transporte aéreo, a região pleiteia um segundo aeroporto, com maior capacidade e que atue com voos comerciais regulares, no intuito de atrair grandes empresários e atender a população local. Há ainda potencialidade para integração fluvial de vários municípios pelo Rio Iguaçu: São Mateus, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória, Porto Vitória, Cruz Machado e Bituruna. Para tanto, propõe-se investimentos, principalmente em infraestrutura na transposição, voltado ao turismo, já que para o setor comercial, o custo-benefício do transporte é menos interessante, em virtude da morosidade fluvial.

 

Em Laranjeiras do Sul, a demanda é por pavimentação de estradas rurais. O diagnóstico inclui outros 13 municípios vizinhos, entre os quais, Cantagalo, Goioxim, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. Ao todo, são 17 mil quilômetros de vias municipais, das quais 16,6 mil não estão pavimentadas. A proposta prevê o uso de pedras irregulares, oferecendo mobilidade a 45% da população, que reside no campo, além de possibilitar o escoamento da produção agrícola.

Ainda para Laranjeiras do Sul também há estudo para implantação de aterro sanitário com usinas de reciclagem de lixo em consórcios intermunicipais, envolvendo outras 13 cidades. A microrregião conta apenas com um aterro sanitário e municípios já foram autuados por órgãos ambientais por não possuírem a estrutura e logística necessária. Mais de 70 toneladas de lixo são geradas nas áreas urbanas.

 

Além da necessidade de melhorias na ligação rodoviária com a região Sul do Estado e da ampliação da BR-277, Irati possui entre suas principais demandas a assistência técnica rural. O diagnóstico abrange outros 11 municípios, unidos no Território Centro-Sul – Prudentópolis, Inácio Martins, Ivaí, Ipiranga, Guamiranga, Imbituva, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Rebouças, Rio Azul e Mallet. A agropecuária é a base da economia territorial, sendo a agricultura familiar a principal responsável pela produção. Por isso, os profissionais da agronomia indicam o emprego do quadro técnico da Emater, pertencente à Secretaria Estadual da Agricultura do Governo do Paraná, e das Secretarias ou Departamentos de Agricultura dos municípios do território Centro-Sul.

INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS (RESUMO)

Guarapuava :

Duplicação da rodovia BR-277 entre Cascavel e São Luiz do Purunã, com extensão de aproximadamente 538 km;

– Ligação ferroviária com Paranaguá, com extensão de 140 km, passando por Irati e Lapa; 
– Construção de Teatro Municipal. 

 

Irati

Assistência técnica rural.

 

Laranjeiras do Sul

– Pavimentação de estradas rurais;
– Aterro sanitário com usina de reciclagem em consórcio intermunicipal.

 

Palmital

– Construção de trecho de 33 km da BR-158, ligando município com Roncador e regiões Norte e Sul do Estado.

 

União da Vitória

– Infraestrutura rodoviária e aeroviária regional.

 

Paula Freitas/ Paulo Frontin

– Construção de trecho de 1

9 km da BR-153 e adequação de capacidade da rodovia.

 

Paulo Frontin

– Reparos, terceiras faixas e acostamento em 100 km da PRT-151 até Irati.

Com assessoria CREA-PR.

Cristina Esteche

Jornalista

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