22/08/2023
Cotidiano

Família tenta se reerguer após incêndio que destruiu casa e matou menina

imagem-42183

Ao chegar a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, no bairro Primavera, os pedaços de carvão e madeira queimada em frente a uma pequena casa, indica que ali foi o local da tragédia, que vitimou uma criança de três anos, durante um incêndio na manhã de sábado (25) . Quem recebe a equipe da RSN é Neuza Lourenço, mãe de Eliane Lourenço, e avó de Sara Izabel Lourenço Dzobaty que faleceu no incêndio.

A casa de Neuza está repleta de vizinhos, conhecidos e parentes que separam dúzias de roupas doadas pela comunidade após o incêndio. Da varanda da casa pode-se notar os sinais da tragédia, uma bicicleta parcialmente queimada ilustra bem oque ocorreu naquela manhã de sábado. Chegando aos fundos do terreno onde a família da criança morava é possível ver o que restou do que foi consumido pelas chamas.

Aos prantos, Neuza conta como a tragédia aconteceu. “Estava na cozinha com minha filha e minha neta. A menina disse que ia brincar. Logo em seguida, quando olhei pela janela vi que a casa dela estava pegando fogo, e que a menina já não estava no balanço que existe na frente da casa”, relembra chorando.
Edson Dzobaty é pai da garota, e morava com a esposa e mais seis filhos na casa agora destruída. Segundo Edson, ele estava trabalhando em uma mecânica que fica próximo ao local. Quando soube do incidente correu até o local, mas nada pode fazer, já que o fogo se alastrou muito rapidamente e queimou tudo em questão de minutos. Ao nos mostrar como era sua casa, e onde estava Sara Izabele na hora que se iniciou o fogo, Edson também se emociona, e se segura para não chorar. “Não dá para abaixar a cabeça não é, a vida continua, temos que seguir em frente” afirma.

Buscando se reestruturar após o desastre, Edson conta que com ajuda de seu pai e de algumas outras pessoas, conseguiu outra casa para morar. Na pequena casa de quatro cômodos, o mecânico faz projetos para dar o máximo de conforto possível aos seus filhos “ Nesta parte aqui que é uma dispensa, vou ter que tirar tudo para fazer um quarto para as crianças”, planeja.

Contudo o local é só temporário, já que Edson deseja mesmo, é reconstruir sua casa destruída pelo fogo, para isso qualquer ajuda é bem vinda “ As pessoas vem e me perguntam, se precisamos de alguma coisa, e nessas horas não adianta a gente dizer que não, a gente precisa sim de muita coisa, de muita ajuda.”

Segundo Edson e Neuza, a população já tem ajudado bastante, principalmente com roupas e louças, mas ainda faltam móveis e materiais de construção. Quem puder e quiser ajudar a família, pode fazer doações ou procurar algum membro da família nos endereços: Rua João Gaspar Cozechen 461, na Mercearia RWA, tratar com Adelina ou Carolina, ou ainda na rua Lino Queiroz, 440, ambos no bairro Primavera.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.