22/08/2023
Cotidiano

Familiares acampam em frente a creche em busca de vagas

imagem-45339

A falta de creches em Guarapuava continua gerando um problema que sem repete há anos. Familiares se sujeitam a pernoitar na fila em busca de uma vaga. São, pais, avós, tios que se unem e se revezam durante dia e noite. Desde a quarta-feira (21) dezenas de pessoas estão em frente a Creche Santa Terezinha, uma das únicas em Guarapuava que é mantida por Organização Não Governamental (ONG). Localizada na região central da cidade, e considerada uma das melhores em todo o município, a Creche Santa Terezinha é uma das mais procuradas pelos pais. “As pessoas que vão trabalhar no centro da cidade, sempre passam por aqui, é o caminho deles, ai fica bem mais fácil ter seus filhos estudando aqui”, explicou a direção da creche. As inscrições começarão apenas na segunda-feira (26).

De acordo com a direção, a grande procura esbarra nas poucas vagas que a creche tem a oferecer. As vagas que abrem anualmente são oriundas apenas daquelas crianças que desistem de permanecer na creche, totalizando um número pequeno de vagas. Segundo informações, o acampamento é uma iniciativa “única e exclusiva dos pais”, que se organizam para estarem lá o mais cedo possível, já que as matriculas são feitas por ordem de chegada. Contudo, diz que novas vagas devem ser abertas nos meses de março e abril ou quando houver desistências.

Maria Ângela Krizesinski, foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local, ainda na quarta feira, e veio em busca de vagas para seus dois netos, com 4 e 3 anos. Apesar da longa espera Maria Ângela conseguiu vaga apenas para uma das crianças.

No edital colocado na frente da creche nessa sexta feira (23), somente as seguintes vagas estão disponíveis:
Berçário- 15 vagas
Maternal I- 6 vagas
Maternal II- 12 vagas
Jardim I -6 vagas
Jardim II- 6 vagas

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.