Famílias que tiveram as casas atingidas pela chuva de granizo no interior do município de Turvo improvisam a cobertura com lonas, muitas cedidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Enquanto os homens trabalham, as mulheres não param de olhar o céu para ver a possibilidade de chuva.
Dona Soeli de Bastos , no Arroio Fundo dos Neumann, está com a casa encharcada. Nas telhas de amianto que cobrem a casa é possível ver os buracos provocados pela chuva de granizo. “Está tudo molhado, não temos colchões e nem cobertas enxutas. Se chover não dá para ficar dentro de casa. Os meus filhos estão aí pelos vizinhos”, diz a mulher, chorando. Na casa que fica um pouco à frente, onde moram dona Marlene, o esposo Carlos Anselmo Neumann e uma filha, a situação não é diferente. “A gente estava assistindo o jornal ontem à noite quando começou a chover seco, era só gelo e acabou com o nosso telhado”, disse Marlene. “A gente se socorreu com os vizinhos, onde dava, porque todas as casas aqui foram danificadas. Amanhecemos proseando”, disse Carlos, enquanto amarrava um pedaço de lona sobre parte da casa.
Durante a conversa, foi possível ver o vai e vem de caminhões de lojas de materiais de construção entregando telhas. Quem ainda não pode comprar, ou já comprou e ainda não recebeu, se vira como pode com s lonas cedidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com Noeli Seguro, titular da pasta, mais de 100 casas foram atingidas.