Famílias de Guarapuava recebem títulos de posse de propriedades

Famílias de Guarapuava agora podem fazer obras de melhorias em suas casas. Outras famílias também serão contempladas em uma próxima fase

Famílias de Guarapuava  fazem parte do programa Papel Passado da prefeitura  (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Nesse sábado (26), 850 famílias do bairro Industrial receberam, na tarde deste sábado (26), os títulos de suas propriedades, através do Programa de Regularização Fundiária Urbana Papel Passado, da Prefeitura de Guarapuava. Assim, a previsão é que mais de mil famílias sejam beneficiadas com o programa.

“Queremos agradecer pela regularização de nossas casas, casas essas onde abrigamos e acolhemos nossos filhos. Recebam nosso muito obrigada, de coração”, afirmou  Marilei Almeida Barbosa, que falou em nome de 850 famílias.

“Quando falamos de título de propriedade, falamos de um documento. Além disso, pode parecer frio e simples, mas não é. Esse papel muda a história da vida de vocês. A partir de hoje essa casa é da tua família. Nunca antes foi feito um programa de regularização fundiária tão grande onde todas as despesas foram custeadas pelo município, como fazemos hoje. É um programa para recomeçar a história de vida de cada família. E é, também, uma folha em branco. Um capítulo novo que começa com essa propriedade sendo de vocês. É um privilégio para nós podermos trabalhar e fazer parte dessa conquista”, comemorou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

SOBRE O DOCUMENTO

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o documento recebido nesta tarde vai transformar a vida de famílias como a de Dirlei de Lima, de 43 anos, que mora com seus seis filhos no Xarquinho há 15 anos. Assim, com o título em mãos, ela poderá iniciar a ampliação de sua casa, que atualmente tem três cômodos.

“Posso arrumar minha casa, realizar o sonho de arrumar meu canto. Antes a gente queria arrumar e não podia, agora vamos aumentar, fazer quarto para as crianças. Me sinto mais segura, agora sinto que é meu”, contou emocionada.

Isso porque, o título garante segurança jurídica e propriedade definitiva para as famílias que ocupam o imóvel. Para que isso fosse possível, um amplo trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Habitação e Urbanismo da Prefeitura.

“Houve um trabalho técnico muito grande da nossa equipe para que cada um de vocês recebessem o título hoje. Assim, 15 loteamentos tiveram que ser regularizados com licenciamento ambiental, regularização no cartório de imóveis. Esse papel traz a garantia legal para que possam dizer: aqui está meu título de propriedade, aqui ninguém entra porque aqui é meu lugar, é meu canto”, afirmou o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.

Ao todo mais de mil famílias deverão ser beneficiadas (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava

CONTEMPLADOS

Neste sábado, foram contemplados os moradores do loteamento Xarquinho III, Santa Rita, Alto Xarquinho I e Alto Xarquinho II. No entanto, no total, o programa regularizará imóveis para mais de duas mil famílias que moram em diversos bairros da cidade.

“Agora vocês não vão precisar só sonhar em reformar a casa, pela insegurança desse lugar ser tomado um dia. Podem sonhar e realizar o sonho. Além disso, reformar, pintar, ampliar porque o título é de vocês. Isso só ocorreu pela adoção de políticas públicas como esse programa, que possibilita moradia digna à vocês, selando uma administração voltada para as pessoas”, destacou a deputada estadual, Cristina Silvestri.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

SEGUNDA EDIÇÃO

SommerFest Open Air movimenta Entre Rios em fevereiro

OPORTUNIDADE

Profissão de Barbeiro oferece boas oportunidades no mercado de trabalho

ESPORTE

Passeio Ciclístico está com inscrições abertas em Irati

Comentários