22/08/2023


Cotidiano Em Alta Região

Famílias decidem lutar pela área na Fazenda Rodeio

Famílias vivem na área há 20 anos e nessa terça (26), houve ordem para reintegração de posse. Incra e TJ intervieram

Reunião em Reserva do Iguaçu (Foto: Divulgação)

As famílias que vivem na ‘Fazenda Rodeio’ há mais de 20 anos, em Reserva do Iguaçu, decidiram que vão lutar pelo direito à terra. Isso porque não houve acordo entre as pessoas que entraram com reintegração de posse nessa terça (26) e o Incra.

De acordo com a advogada Ana Marcelino, o Desembargador Fernando Antonio dos Prazeres, presidente da Comissão de Soluções Fundiárias, do Tribunal de Justiça do Paraná, e representantes do Incra tentaram uma negociação. Entretanto, herdeiros de Firmino Martins Araújo se negam a negociar com o órgão.

São 20 anos de história, de crianças que nasceram e que vivem ali, de muito trabalho. Entregar a área a uma única pessoa, jamais.

Conforme disse a advogada ao Portal RSN, as famílias conseguiram um mandado de segurança para permanecerem na área até haver uma solução. Também houve uma reclamação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). “O oficial de justiça e o advogado interessado na área não poderiam ter tumultuado o processo”.

Em busca de um desfecho para o conflito agrário, o Incra, segundo Ana Marcelino deve entrar com um decreto de desapropriação por interesse social. A abertura do processo administrativo deve ser aberto ainda nesta quarta (27).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo