Farmácia do PR atende novos usuários via plataforma PIÁ

Facilidade que dispensa comparecimento presencial está disponível em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Proposta é ampliar para as 23 unidades do PR

Farmácia do PR atende novos usuários via plataforma PIÁ (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Quem entrou para o Programa Farmácia do Paraná a partir dessa semana, como novo usuário do sistema, conta com uma ferramenta on-line para agilizar a solicitação por medicamentos padronizados. Entretanto, a facilidade, que dispensa o comparecimento presencial na farmácia, ocorre por enquanto apenas para os novos usuários.

Além disso precisa ser morador de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. O atendimento pode ser feito por meio de pré-cadastro na plataforma PIÁ – Programa de Inteligência Artificial do Governo do Paraná. Porém, conforme o secretário de Saúde Beto Preto, a proposta é ampliar a solicitação de medicamento via on-line para todo o sistema da Assistência Farmacêutica do Paraná que conta hoje com 23 farmácias.

“Nossa meta é tornar o processo de disponibilização dos medicamentos cada vez mais rápido. Em fevereiro lançamos a pesquisa pelos itens padronizados em 84 protocolos clínicos de forma on-line, também via o PIÁ, e agora agilizamos a solicitação dos remédios para parte dos nossos usuários. O objetivo é facilitar o acesso ao remédio e evitar o deslocamento até a farmácia”.

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

CADASTRO

Para obter a facilidade é preciso preencher o pré-cadastro on-line acessando diretamente o formulário. De acordo com a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Deise Pontarolli, a Farmácia do Paraná fará a conferência dos dados e documentação e confirmará, em até cinco dias, o cadastro.

“É muito importante que o usuário se certifique de que o medicamento solicitado está disponibilizado pela farmácia do Paraná. Ele pode se certificar facilmente por meio do serviço Consultar medicamentos da Farmácia do Paraná, na plataforma PIÁ”.

A consulta ao serviço apresenta informações sobre o medicamento, CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças da Doença) e os documentos exigidos para a solicitação. O cadastro só será concluído se todos os documentos e exames estiverem, anexados ao formulário e se o medicamento solicitado for padronizado na Farmácia do Paraná.

Por fim, a Farmácia oferece 255 itens que fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e Elenco Complementar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

LUTO

Morre aos 88 anos em Guarapuava, o médico Ubirajara Azevedo

NOVOS CASOS

Saúde confirma dois novos casos de covid-19 em Guarapuava

CALORÃO EM GUARAPUAVA

Altas temperaturas marcam o 1º fim de semana da Primavera

Comentários