22/08/2023
Cotidiano Paraná Saúde

Farmácias do Estado adotam medidas para entregar medicamentos

As 23 unidades da Rede Estadual estão recebendo o usuário apenas em horário agendado. E só uma pessoa é orientada a entrar no recinto para atendimento

Farmacia PR

Farmácias do Estado adotam medidas preventivas para fazer entregas de medicamentos (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde definiu medidas preventivas para a contenção da transmissão do coronavírus no ambiente das farmácias do Estado. As 23 unidades da Rede Estadual estão recebendo o usuário apenas em horário agendado. Além disso, apenas uma pessoa está sendo orientada a entrar no recinto para o atendimento.

O Paraná tem hoje mais de 262 mil usuários cadastrados no sistema das farmácias, que buscam remédios padronizados pelo SUS ou via demanda judicial. de acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, as farmácias da rede estão atendendo os usuários em horário normal e não existe falta de medicamento.

“Assim, as medidas adotadas visam reduzir o fluxo de pessoas não agendadas ou que se deslocam até a farmácia apenas para acompanhar o usuário na retirada de medicamentos. Além disso, os usuários foram informados sobre estas medidas, por meio de mensagem pelo celular”.

Conforme Beto Preto, cerca de 95% dos usuários das farmácias apresentam em seus cadastros um número de celular para contato. Assim, o objetivo com estas orientações é a prevenção, o bem-estar coletivo e a agilização dos serviços. “Reforçamos que não há motivo para deslocamentos desnecessários até às farmácias do Estado”.

A coordenação de Assistência Farmacêutica do Estado recomenda ainda que usuários com febre, tosse ou dificuldade para respirar não compareçam à unidade. Diante de alguma dificuldade ou apresentando sintomas respiratórios, o usuário pode autorizar outra pessoa para efetuar a retirada.

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

DISPENSAÇÃO

A dispensação antecipada de medicamentos também está sendo feita neste momento pelas farmácias do Estado, de acordo com a disponibilidade dos estoques, afirma a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria, Deise Pontarolli. “Dos 255 itens que fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e Elenco Complementar, 165 apresentam estoque para entrega com cobertura até maio e outros 51 itens têm estoque para antecipação até abril”.

Segundo a coordenadora, esta é uma ação planejada pela Farmácia, que avalia seu estoque e atende o usuário com medicamento para um tempo maior de tratamento. Além disso, a Sesa prevê ainda a ampliação da entrega de medicamentos no domicílio. “Este serviço já é ofertado a cerca de 3.500 usuários da farmácia da 2ª Regional de Saúde, em Curitiba, e a extensão deverá abranger mais seis farmácias do Estado nos próximos meses”.

RENOVAÇÃO

Em relação aos pacientes já cadastros, a Secretaria da Saúde também estuda, em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), ajustes no sistema de informação para que os processos de medicamentos com vigência até março, abril e maio sejam renovados de forma automática, sem a necessidade de deslocamento até a farmácia.

AGILIZAÇÃO

A Secretaria lembra que a pesquisa por medicamentos disponibilizados pode ser feita, desde o início de fevereiro, pelo PIÁ (Programa de Inteligência Artificial do Governo do Paraná). A funcionalidade apresenta os medicamentos padronizados em 84 protocolos clínicos com as principais informações para o usuário.

Por meio desta ferramenta, o usuário consegue adiantar uma etapa da busca pela informação sobre o medicamento. Além disso, o sistema também apresenta os documentos necessários para a retirada na farmácia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.