Nesta quarta (27), Guarapuava foi presenteada com um espetáculo típico da geografia e altitude locais. Uma manhã branca, coberta por uma fina e poética geada. Com temperaturas abaixo de zero, o frio não apenas desenha a paisagem, mas também molda a alma guarapuavana: resiliente, orgulhosa e cheia de identidade.

Geada em Guarapuava (Foto: Ricardo Caldas)
Enquanto o gelo se acomoda sobre os campos e telhados, a cidade aquece o espírito com um dos eventos mais esperados do ano. O Festival de Cervejas de Inverno (Fecin), vem aí entre os dias 11 e 13 de julho, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, conforme a agenda da cidade.
Não é exagero dizer que Guarapuava se tornou, oficialmente, a Capital das Cervejas Artesanais de Inverno no Brasil.

Guarapuava é a Capital da Cevada e do Malte (Foto: Fecin)
Já reconhecida como ‘Capital Nacional da Cevada e do Malte’, Guarapuava hoje pertence a um seleto grupo de cidades brasileiras que transformaram a produção cervejeira em cultura, economia e, principalmente, autoestima. O Fecin é o retrato desse orgulho local. E mais do que isso, um convite para celebrar o inverno de forma autêntica, com copo na mão e sorriso no rosto.

Larissa Vier, coordenadora do Festival (Foto: Redes Sociais)
De acordo com a empresária e uma das coordenadoras do Fecin, Larissa Vier, nesta 7ª edição, o festival promete reunir mais de 30 mil visitantes. Com entrada gratuita e uma programação pensada para todas as idades, o festival é a melhor atração do inverno guarapuavano.
Conforme Larissa, são 10 cervejarias locais confirmadas, entre elas a multipremiada ‘Água do Monge’, a tradicional ‘Donau Bier’ e a irreverente ‘Irmandade’.
ORGULHO LOCAL
Guarapuava acumula mais de 140 prêmios em concursos nacionais e internacionais de cerveja artesanal. Só a Água do Monge, por exemplo, foi reconhecida como Melhor Cerveja da América Latina e levou o título de ‘Melhor Saison do Mundo’ em 2023.
Agora, a cidade busca a Indicação Geográfica (IG) para as cervejas, reafirmando que aqui se produz não apenas uma bebida. Mas uma história líquida, fermentada em tradição, clima e talento.
MÚSICA, SABOR E INCLUSÃO

Público superlotou em 2024 (Foto: Redes Sociais)
Com 15 atrações musicais, o Fecin embala o público com o melhor do rock e do pop, incluindo a emocionante apresentação da Banda ‘Sentido Som’, composta por alunos deficientes visuais da Apadevi. Além de um ‘line-up’ especial para o Dia Mundial do Rock, no domingo, 13 de julho.
Na gastronomia, o festival entrega uma verdadeira volta ao mundo: hambúrgueres artesanais, carnes especiais, pizzas, culinária árabe, mexicana e até ‘fondue’ com toque colonial suábio. Além de doces típicos da imigração que marcam a história da Região.

Fecin tem Espaço Kids (Foto: Redes Sociais)
E para as famílias, o espaço ‘Kids’ e ‘Gamer’ garante que o evento também seja um destino para os pequenos e adolescentes, com diversão na medida certa.
CONHECIMENTO QUE FERVE
Um dos destaques paralelos do evento será a palestra gratuita de Maria Pearman. De acordo com Larissa Vier, trata-se de uma especialista internacional em gestão financeira para o mercado cervejeiro. Será, no dia 11, na Cresol. Uma oportunidade imperdível para quem quer empreender com estrutura e estratégia.
SERVIÇO
7º Fecin – Festival de Cervejas de Inverno
Data: 11 a 13 de julho de 2025
Horários
11/7: a partir das 18h
12 e 13/7: a partir das 14h
Local: Centro de Eventos Cidade dos Lagos – Av. dos Lagos, 2750 – Guarapuava (PR)
Entrada gratuita
Inscrição para palestra aqui.
E-mail: fecineventos@gmail.com
Telefone: (42) 9924 1455
Siga o FECIN nas redes sociais:
@fecinguarapuava
Leia outras notícias no Portal RSN.