Feira das Profissões reúne instituições de ensino superior

Nos dias 3, 4 e 5 de junho as quatro instituições de ensino superior de Guarapuava se unem em uma parceria inédita para a realização da Feira das Profissões. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, e tem o objetivo de difundir os cursos, as pesquisas e projetos que são realizados na Unicentro, Campo Real, Guairacá e Guarapuava.
O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Vitor Hugo Zanette, defende a importância da união entre as instituições e vê no evento a possibilidade de contribuição para os alunos e para a região. “Somos parceiros e não concorrentes do ensino superior e, ao atrairmos alunos para Guarapuava, estamos contribuindo para o desenvolvimento regional, econômico e cultural. Além disso sabemos da angústia dos alunos com 16, 17 anos para escolher seu futuro e a feira contribui para uma melhor escolha quando põe o aluno em contato com as profissões”, observa.
Marquiana de Freitas Villas Boas Gomes, diretora de Cultura da Unicentro, reforça a Feira de Profissões como uma oportunidade para mostrar os cursos que as instituições oferecem e propiciar o conhecimento de cada um deles para os interessados.
Para o diretor acadêmico da Faculdade Campo Real, Luiz Vergílio Dalla-Rosa, essa é uma oportunidade para fortalecer ainda mais a educação superior da cidade. “Esse é um evento que pretende marcar Guarapuava como pólo de educação. Hoje Guarapuava reúne um corpo docente que até tempos atrás era impensável e se antes exportávamos pessoas para outros locais, agora estamos invertendo este quadro”, aponta. Segundo ele, mais do que contribuir para a escolha profissional dos alunos, agrega a dimensão de veicular toda a produção existente e de atrair investimentos.
Atualmente, Guarapuava possui formação profissional em todas as áreas – com exceção de alguns cursos como Medicina e Odontologia. Também já apresenta uma gama variada de cursos de especialização e mestrado. Na Unicentro, por exemplo, estão em desenvolvimento quatro cursos de mestrado (Ciências Florestais, Agronomia, Biologia Evolutiva e Química Aplicada) e um em doutorado, na área de Química.
Programação
Serão três dias de eventos onde os alunos de ensino médio, seus familiares e comunidade em geral poderá conhecer melhor o perfil da cada instituição e os cursos que oferece.

Por Daiane Celso

Relacionadas

EDUCAÇÃO

PR é exemplo de prevenção na aplicação da prova do Enem, diz ministro da Educação

Matrículas para cursos técnicos são prorrogadas até 19 de janeiro

MUDANÇAS

Ratinho Junior sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

Comentários