22/08/2023
Educação

Feira das Profissões reúne instituições de ensino superior

imagem-5762

Nos dias 3, 4 e 5 de junho as quatro instituições de ensino superior de Guarapuava se unem em uma parceria inédita para a realização da Feira das Profissões. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, e tem o objetivo de difundir os cursos, as pesquisas e projetos que são realizados na Unicentro, Campo Real, Guairacá e Guarapuava.
O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Vitor Hugo Zanette, defende a importância da união entre as instituições e vê no evento a possibilidade de contribuição para os alunos e para a região. “Somos parceiros e não concorrentes do ensino superior e, ao atrairmos alunos para Guarapuava, estamos contribuindo para o desenvolvimento regional, econômico e cultural. Além disso sabemos da angústia dos alunos com 16, 17 anos para escolher seu futuro e a feira contribui para uma melhor escolha quando põe o aluno em contato com as profissões”, observa.
Marquiana de Freitas Villas Boas Gomes, diretora de Cultura da Unicentro, reforça a Feira de Profissões como uma oportunidade para mostrar os cursos que as instituições oferecem e propiciar o conhecimento de cada um deles para os interessados.
Para o diretor acadêmico da Faculdade Campo Real, Luiz Vergílio Dalla-Rosa, essa é uma oportunidade para fortalecer ainda mais a educação superior da cidade. “Esse é um evento que pretende marcar Guarapuava como pólo de educação. Hoje Guarapuava reúne um corpo docente que até tempos atrás era impensável e se antes exportávamos pessoas para outros locais, agora estamos invertendo este quadro”, aponta. Segundo ele, mais do que contribuir para a escolha profissional dos alunos, agrega a dimensão de veicular toda a produção existente e de atrair investimentos.
Atualmente, Guarapuava possui formação profissional em todas as áreas – com exceção de alguns cursos como Medicina e Odontologia. Também já apresenta uma gama variada de cursos de especialização e mestrado. Na Unicentro, por exemplo, estão em desenvolvimento quatro cursos de mestrado (Ciências Florestais, Agronomia, Biologia Evolutiva e Química Aplicada) e um em doutorado, na área de Química.
Programação
Serão três dias de eventos onde os alunos de ensino médio, seus familiares e comunidade em geral poderá conhecer melhor o perfil da cada instituição e os cursos que oferece.

Por Daiane Celso

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.