A educação municipal em Guarapuava começa a ganhar novo formato neste ano. De acordo com o secretário da Pasta, Pablo Almeida, a ideia é que seja uma educação interativa. E isso, conforme o professor, passa principalmente pela inclusão em todos os sentidos.
A partir dessa proposta um projeto se destaca. Chamada de ‘Escola do Futuro’, a iniciativa terá como sede a Vila Feroz II. Fica entre o bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’ e o Xarquinho. Conforme o secretário de Educação, o projeto arquitetônico ‘quebra’ o padrão das demais escolas municipais.
Vamos eliminar as carteiras uma atrás da outra nas salas de aulas. O espaço não terá cantos, permitindo maior interação entre professores e alunos.
Mas, segundo o secretário, não será apenas essa mudança. De acordo com o projeto, a biblioteca, o refeitório e o auditório estarão abertos à comunidade. “São espaços grandes que serão abertos à comunidade da vila. Queremos que os pais participem do ambiente escolar dos filhos”.
A grade curricular também terá diferencial com aulas voltadas para a economia e ensino que vai buscar que orientar sobre várias profissões também sendo projetadas. Assim, “trata-se de uma educação para a vida que vai promover o desenvolvimento dos alunos já no ensino fundamental”.
Conforme Pablo Almeida, o novo conceito foi pensado coletivamente. “Nossa equipe debateu muito junto com o prefeito Celso Góes. E esse novo formato segue o que ele deseja para o ensino municipal”. Veja o vídeo.
Leia outras notícias no Portal RSN.