22/08/2023
Cotidiano

Festa Nacional do Charque: começa a Cavalgada da Integração em Candói

imagem-77519

A tradição campeira começa a ser celebrada pelas estradas rurais do município de Candói. São cerca de 200 cavaleiros que participam da 15ª Cavalgada da Integração, que é realizada anualmente. Reunidos na frente da Prefeitura, eles partiram nesse domingo (24), em direção às comunidades onde serão acolhidos durante os quatro dias. O percurso de 74km encerra com o início da programação da Festa Nacional do Charque, que é aberta ao público a partir de quarta feira, 27 de agosto, no centro de eventos.

Para o prefeito Gelson Costa (PT), a cavalgada remonta às origens do município e precisa ser preservada, até mesmo como forma de se mostrar para os mais novos como é que se vivia antigamente. “Se depender de mim, a cavalgada vai ser realizada nos quatro anos de gestão. Eu assumi o compromisso de apoiar e, dentro do possível, vamos trabalhar para que ela aconteça nos próximos anos”, comenta. 

O organizador João Marcosda Silva lembra que todos os participantes da Cavalgada da Integração tiveram de aceitar as regras estabelecidas. “Sem o exame de anemia e de mormo, não tem como participar. É uma exigência da SEAB e, sem isso, a participação não é permitida. Esta foi uma exigência feita já na hora da inscrição do participante. Isso é importante porque mostra que a cavalgada tem regras que precisam ser seguidas”, diz.

O seo Dorival Araújo tem 66 anos e cavalga desde as primeiras edições da tropeada. Com o passar do tempo, o gosto por cavalgar foi sendo passado para os netos, que agora fazem companhia para o avô nas cavalgadas. “Eu tenho dois netos que gostam e a gente vai para acompanhar eles. Tenho vários cavalos, emprestei uns oito esse ano. Não é por falta de cavalo”, diz rindo.

A CAVALGADA

Na manhã desse domingo, 24, os tropeiros saíram em direção a comunidade São Pedro. Os 15 km percorridos encerraram com um almoço, no pavilhão da igreja N. S. Aparecida. A tarde, os cavaleiros seguiram por quase 9 km até chegarem para jantar e dormir, no pavilhão da igreja da Fartura. Para quem tiver interesse, o mapa da Cavalgada da Integração está disponível no site www.festadocharque.com.br. 

O segundo dia da viagem a cavalo deve continuar por mais 8 km até a Barra Mansa, onde os participantes devem fazer uma pausa para o almoço. A tarde, estão previstos mais 9km de cavalgada que deve se encerrar com jantar e pernoite, no pavilhão da igreja ucraniana. Para o terceiro dia, estão previstos quase 25 km de cavalgada com paradas para o almoço, na Vila Nova, e jantar epernoite na fazenda da Margarete Buco.

O quarto e último dia conta com 10 km de cavalgada e é quando os tropeiros serão recepcionados no centro de eventos Antônio Loures Alves, em Candói. Um almoço será servido no local para marcar o encerramento dos 74 km de percurso. A cavalgada remonta às origens do município, que fazia parte da Estrada das Missões, usada por tropeiros para chegar ao interior paulista. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.