22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Fevereiro bate recorde de novos casos e mortes em Guarapuava

Em 28 dias, 30 pessoas morreram e 2.014 tiveram resultado positivo para a covid-19. A primeira morte ocorreu em junho do ano passado

coronavirus-5453470_1280

Mortos já totalizam 117 no município (Foto: Arquivo/RSN)

A covid-19 deixou um saldo de 2.014 novos casos e 30 mortos somente em fevereiro em Guarapuava. Assim, o mês de recordes, ainda teve o maior número de confirmações diárias no dia 26, com 182 novos casos. E ainda o maior número de mortos em apenas um dia, quando cinco guarapuavanos perderam a vida em 5 de fevereiro.

Em janeiro de 2021, 29 pessoas morreram e em dezembro do ano passado as mortes chegaram a 26. De acordo com a Saúde, o total de mortos no município desde o início da pandemia é de 117. A primeira morte ocorreu em junho do ano passado. Conforme os dados, junho e julho registraram duas mortes cada, e 127 e 249 novos casos, respectivamente.

Em agosto, o número de novos casos reduziu e houve o registro de 209 novos casos e três mortes. Em setembro, novamente os números voltaram a cair e 166 positivaram para a doença. Outras duas pessoas morreram. Contudo em outubro, com a flexibilização de algumas medidas restritivas, os números começaram a subir. Cinco pessoas morreram e houve 485 novos casos positivos notificados.

Mas foi em novembro, que houve a primeira ‘explosão’ de casos e mortes. Em 30 dias de novembro, 1.654 pessoas positivaram para a doença e 16 morreram. E dezembro seguiu o mesmo ritmo, com 1.805 novos casos confirmados, 26 pessoas mortes. Já nos 30 dias de janeiro, Guarapuava teve 1.933 casos positivos e 29 mortes, conforme a Saúde municipal.

LOTAÇÃO HR

Ainda em fevereiro, o Hospital Regional de Guarapuava ficou quatro dias com todos os leitos de UTI exclusiva para a covid-19 ocupados, conforme o departamento de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado. Hoje (1), havia 93% de ocupação. A unidade hospitalar conta com 30 leitos de UTI exclusivos.

De acordo com as informações, a ocupação dos leitos de enfermaria – 60 no total – está com 45% de ocupação. Por fim, a Saúde alerta para que a população tenha cautela e siga as determinações de segurança impostas pelas autoridades.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo