22/08/2023



Cotidiano

Fiep homenageia empresários em Guarapuava

imagem-16409

Uma homenagem da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) a três empresas que se destacam pelo empreendedorismo marcará a comemoração do Dia da Indústria, em Guarapuava, na próxima terça-feira (25). Receberão a menção honrosa a Mary Art Vidros e Cristais de Segurança, a Pietrobon e a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose. Na solenidade, marcada para as 20 horas, no Kuster Hotel, também será lançado o livro “Série Empreendedores – Região Centro-Sul” e será celebrado o vigésimo aniversário do Sindicato da Indústria da Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira).
O coordenador regional da Fiep em Guarapuava, Júlio César Pacheco, conta que este é o primeiro ano em que empresas da região serão homenageadas no Dia da Indústria. “Queríamos mostrar o mérito das empresas que valorizam nossa região e demonstram a força empreendedora do Estado”, diz. A regional escolheu firmas de portes diferentes e que evidenciam a diversidade da economia de Guarapuava. “A cidade tem o agronegócio como sua principal base, mas não fica nisso. Há muita coisa acontecendo em outros setores.”
A Mary Art é o destaque entre as pequenas empresas. Ela foi fundada em 1971 por Milton Pinto de Oliveira e sua esposa Inês Margarida Bremm de Oliveira como uma pequena produtora de capelinhas e cerâmicas. Após alguns anos, eles começaram a comercializar vidro, o que abriu o caminho para a construção de uma fábrica em 1997. Dez anos mais tarde, a companhia investiu na modernização de sua linha de produção, com a instalação de um forno horizontal de última geração.
A homenageada no segmento de médias empresas é a Pietrobon, uma fabricante de balas e chocolates com sede no Rio Grande do Sul e que no ano passado inaugurou sua filial em Guarapuava. A unidade tem uma área de 5 mil metros quadrados e o projeto prevê a expansão para 10 mil metros quadrados, totalizando R$ 10 milhões em investimentos. A fábrica tem três linhas de produtos: bala mastigáveis, chocolates fracionados e pó para sorvete.
Entre as grandes empresas, o destaque deste ano é a Santa Maria, que há pouco mais de 30 anos entrou no segmento de fabricação de papel. A companhia tem hoje duas máquinas, com capacidade para produzir 265 toneladas por dia. Fundado em 1962, o grupo Santa Maria tem também atuação no ramo florestal, madeireiro e agrícola, e é presidido por Manoel Lacerda Cardoso Vieira.
 
Livro
 
Na solenidade, será lançado o livro “Série Empreendedores – Região Centro-Sul”, que traça um perfil de empresários que se destacaram na região. Este é o terceiro volume da série, que já mostrou o perfil de empreendedores do Norte e do Oeste/Sudoeste do Estado. O quarto volume trará as histórias de empresários de Curitiba e Região Metropolitana.
O objetivo da série, além de mostrar a trajetória de quem correu riscos, inovou e contribuiu com o crescimento da indústria, é contar uma parte importante do desenvolvimento econômico do Paraná – da colonização até o surgimento das grandes metrópoles. A iniciativa é coordenada pelo jornalista Luiz Henrique Weber, diretor de comunicação da Fiep, e tem edição do jornalista Luiz Manfredini. Cada publicação traz entre dez e 15 casos de sucesso, selecionados por um comitê formado por lideranças empresariais do Estado.
 
Foto: Pietrobon será uma das homenageadas pela Fiep
Crédito da foto: arquivo/Rede Sul
 
Assessoria Fiep

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo