Um filhote de jiboia foi encontrado dentro de uma correspondência em uma agência do Correios em Londrina, no norte do Paraná. O animal estava sendo enviado de Guarulhos (SP) para Itaguajé, no Paraná. A apreensão ocorreu no dia 20 de agosto, após inspeção de rotina com aparelho de raio-x, mas foi divulgada apenas nesta quinta-feira (29).
A jiboia foi encaminhada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para Apucarana, também no norte do estado, que foi identificado como local mais adequado na região para recebê-la.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Itamar Gomes de Oliveira, ela mede cerca de um metro e tem idade estimada de seis meses. “Normalmente, as jiboias podem chegar entre três e quatro metros de comprimento e viver uns 20 anos”, disse o secretário.
Para abrigar a jiboia, será construído um terrário no Bosque Municipal Parque das Aves, onde ficará exposta para a população. Até que o local fique pronto, a secretaria vai seguir realizando o tratamento do animal. “Pela idade, ela se alimenta uma vez por semana e um pequeno roedor é suficiente. Mas logo vai precisar de presas um pouco maiores”, explicou Oliveira.
O secretário informou que a jiboia é uma serpente de médio ou grande porte, habitando as Américas do Sul e Central. No Brasil é encontrada, na Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues. As jiboias são carnívoras, e se alimentam principalmente de roedores de pequeno ou médio porte.
Com informações de G1.