22/08/2023
Cultura Em Alta

Filme troca mundo virtual pelas raízes ucranianas de Prudentópolis

Prudentópolis vira cenário de telefilme da Globo sobre conexão, raízes e o poder de 'desligar' a internet para se conectar de verdade

Guto Pasko com os Atores Ranieri Gonzalez e Fhelipe Gomes (Foto: Natasha Durski)

Prepare-se para se emocionar! Prudentópolis, conhecida como a capital nacional da cultura ucraniana, está no centro das atenções do cinema nacional. O telefilme ‘Meu Avô Stanislau’, uma produção da GP7 Cinema, sob encomenda da TV Globo, está sendo rodado na cidade. De acordo com o produtor Guto Pasko, a produção tem previsão de estreia para o início de 2026 no programa ‘Tela Quente’.

Guto Pasko com os Atores Ranieri Gonzalez e Fhelipe Gomes (Foto: Natasha Durski)

Mais do que apenas uma história de ficção, entretanto, a produção promete levar para todo o Brasil a beleza das paisagens e a riqueza da tradição local. O destaque, conforme, Pasko, destaca a força dos laços familiares e o contraste entre o mundo real e o virtual.

De acordo com o ‘script’, o filme é um mergulho em temas universais como pertencimento, afeto e a busca por conexões reais. A trama acompanha Bóris, um adolescente de 17 anos, viciado em jogos on-line e totalmente desconectado da vida real.

Atores Ranieri Gonzalez ( avô Stanislau) e Fhelipe Gomes (personagem Boris) (Foto: Natasha Durski)

A mãe dele, Natália, uma enfermeira sobrecarregada, decide dar um basta no excesso virtual do filho após ele reprovar no vestibular. A solução? Despachar o garoto para passar uma temporada em uma colônia rural de Prudentópolis com o avô, Stanislau.

Stanislau é um líder respeitado da comunidade ucraniana, responsável pela organização da 1ª Grande Festa Ucraniana local. O que começa como um castigo para Bóris, sem Wi-Fi ou sinal de internet decente, se transforma em uma experiência transformadora.

De acordo com Pasko, ao lado do avô e imerso na cultura local, o adolescente descobre o valor das raízes dele, a força da tradição e a beleza das relações humanas fora do digital.

É um processo de amadurecimento que o reconecta com sua história, sua família e, principalmente, consigo mesmo.

Atores Ranieri Gonzalez, Laura Haddad e Fhelipe Gomes (Foto: Natasha Durski)

POR TRÁS DAS CÂMERAS: O RETORNO ÀS ORIGENS

Natureza exuberante (Foto: Arquivo/RSN)

A direção é assinada por Guto P. Souza, cineasta com uma trajetória de mais de 65 obras, entre filmes, séries e telefilmes. Ele comanda a produtora GP7 Cinema, sediada em Curitiba. Guto, no entanto, tem uma conexão profunda com Prudentópolis. Nasceu na comunidade Queimadas e tem orgem ucraniana, algo que o motivou a ambientar a história justamente ali.

Essa obra trata das relações, da construção de afetos e laços humanos entre avô e neto. É um filme sobre como se desconectar do mundo virtual pode ser o primeiro passo para se conectar de verdade.

Comida típica ucraniana (Foto: Arquivo/RSN)

A escolha de Prudentópolis é intencional, para promover a rica cultura ucraniana e as belas paisagens da Região. A produção conta com atores paranaenses e um cenário riquíssimo. Uma das cenas centrais é a Festa Ucraniana. Ambientada no pátio da igreja, o espaço ganhou vida com barracas decoradas, bordados artesanais de pêssankas.

Comidas tradicionais como compotas e linguiças caseiras compõem o cenário. Conforme Pasko, a participação de grupos folclóricos, como o Vesselka e a Irmandade dos Cossacos dão um tom especial à película.

Essa festa serve como um grande encontro de gerações, tradições e afetos, onde ocorrem descobertas e a transformação dos personagens.

‘Meu Avô Stanislau’ promete ser um telefilme que vai além da tela, convidando o público a refletir sobre a importância da família, das origens e do equilíbrio em um mundo cada vez mais digital. “A cultura ucraniana do Paraná está prestes a ganhar os holofotes de todo o país!”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.