Fiscalização da Lei Estadual Antifumo resulta multa para 21 estabelecimentos

Da redação – Desrespeito à Lei Estadual Antifumo, em vigor desde fim de novembro, resultou em multa a 21 estabelecimentos, todos da Regional de Saúde de Curitiba, que abrange 29 municípios. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, foram realizadas oito mil inspeções em todo o Paraná. Só em dezembro, cerca de 30 mil pessoas foram envolvidas em inspeções e blitze educativas.

Apenas na regional de Pato Branco, foram 1.301 inspeções e na de Curitiba, 995. Na regional de Paranaguá, foram 996 inspeções, e a diretora Lenora Rodrigo, lembra que, no litoral, o trabalho, durante a temporada de verão, está ligado à Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), da Operação Viva o Verão. “A aceitação da lei no litoral está muito boa. Temos recebido elogios de cidadãos e de veranistas, que acatam bem as orientações”, lembra Lenora.

De acordo com o secretário da Saúde, Gilberto Martin, a Lei Estadual Antifumo garante o direito à saúde de todos. “A fiscalização precisa e irá continuar. Esta lei garante o direito à saúde, principalmente de fumantes passivos, incluindo trabalhadores”, avaliou Martin. Com a nova legislação ficou proibido o consumo de cigarros, ou outros produtos que produzam fumaça – derivados ou não do tabaco – em ambientes de trabalho, estudo, cultura, lazer, esporte e entretenimento, além de áreas comuns de condomínios.

Para o diretor da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, Armando Cerci Junior, o balanço é positivo e o resultado superou as expectativas. “Seguimos o cronograma inicialmente estabelecido nas reuniões com os diretores e com a chegada do material informativo passamos para os municípios que fizeram a fiscalização.”

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: divulgação

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

Após imunizar mais de 800 pessoas, Saúde confirma 91 novos casos

COVID-19

Primeiro dia de vacinação imunizou 857 de 3.300 profissionais de saúde

CORONAVAC

Vacinas já chegaram em todos os municípios do Paraná

Comentários