Fomento Paraná avança em projeto digital para microcrédito

Integração de dados da instituição financeira com a Junta Comercial dá agilidade e aumenta a confiabilidade das informações para concessão microcrédito

O projeto tem participação da Celepar (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, deu mais um passo em direção à criação de um modelo de concessão de crédito em modo digital, mais rápido, seguro e simplificado. Nesta semana entrou em funcionamento uma integração que permitirá à instituição o uso automatizado da base de dados da Junta Comercial do Paraná em operações de microcrédito, para apoiar pequenos negócios formalizados.

Assim, o projeto tem participação da Celepar e atende ao objetivo do Governo do Paraná de desburocratizar a administração pública e dar mais agilidade às atividades.

Desse modo, a partir do CNPJ do empreendedor, o acesso às informações da Junta Comercial, como razão social, atividade econômica, tempo de atividade, endereço e dados dos sócios, vai aumentar a confiabilidade e reduzir o tempo de coleta e validação de dados pelos agentes de crédito, que atuam nas prefeituras, na ponta do sistema.

COOPERAÇÃO

O diretor-presidente da instituição, Heraldo Neves, afirma que a parceria com a Junta Comercial é um primeiro passo em um programa de integração que a Fomento Paraná está desenvolvendo em cooperação com a Celepar e outros órgãos do Estado e que em breve permitirá fazer a análise automática do crédito.

Além disso, ele destaca que a urgência e a grande demanda por crédito durante a pandemia de coronavírus trouxe muito aprendizado e acelerou a implantação de melhorias para facilitar a vida do empreendedor paranaense, como os processos de automatização. “Isso é especialmente importante nesse momento em que o Estado planeja ações para retomada da atividade econômica”.

Por fim, o microcrédito, explica Neves, é um mecanismo importante para impulsionar a economia local, pois injeta novos recursos, que proporcionam a realização de milhares de pequenos negócios, e isso ajuda a gerar e manter empregos e renda.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

FAMÍLIAS VULNERÁVEIS

Energisa e Unesco distribuem 420 cestas básicas em Guarapuava

AINDA DÁ TEMPO

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 38 milhões neste sábado (24)

Comentários