22/08/2023
Geral

Força e Luz contesta multa de R$ 500 mil aplicada pelo Procon

A concessionária de energia elétrica Força e Luz do Oeste, contestou a cobrança da multa de R$ 500 mil imposta pelo Procon de Guarapuava nesta quinta feira (21). A multa foi ocasionada por danos causados aos usuários pelos apagões dos últimos dias.

Segundo Dalessandro Luis Manfei, gerente regional da Rede, a concessionária irá recorrer administrativamente da multa e se for preciso irá acionar o setor jurídico, já que considera a multa irregular.

De acordo com Dalessandro, indicadores de falta de energia regulamentam o serviço prestado pela companhia. Caso esses indicadores sejam extrapolados, um sistema dentro da própria instituição irá acusar a irregularidade, e o consumidor prejudicado será reembolsado pela empresa. Outros indicadores são fiscalizados pela ANEEL (Agência Nacional Energia Elétrica), e caso haja discordância, multas são aplicadas pela agência reguladora.

Em Guarapuava, até o momento, a rede não indicou que nenhum destes indicadores foi violado.

Outro ponto levantado por Dalessandro, é relacionado a competência do Procon para efetuar a multa. Como a Força e Luz é regulada pela ANEEL, o gerente acredita que somente a agência pode realizar tal ação. “A ANEEL é extremamente rígida com estas questões, e aplica multas pesadas quando extrapolamos os indicadores. Quando há casos assim sempre somos comunicados por ela das irregularidades, mas não houve nenhum contato da agência. Acho estranho essa cobrança vir pelo Procon” comentou o gerente.

Em relação aos produtos danificados pelas quedas de energia, a companhia afirmou que um estudo é feito especificamente sobre cada fato, e se confirmada a culpa da empresa pelo dano, a mesma indeniza o consumidor diretamente.

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo