22/08/2023
Geral

Fórum debate comunicação como direito humano na Unicentro

imagem-69090

Representantes de diversos meios de comunicação de Guarapuava e região, além de assessores de instituições e órgãos da cidade, se reuniram para participar de um fórum na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) que debateu questões voltadas para a comunicação como direito humano.

O 1º Seminário de Comunicação Pública do Centro Paraná, que aconteceu na manhã desta quarta feira (26), foi ministrado pelo presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) e assessor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Mário Sartorello. “Nós precisamos entender a comunicação como um direito humano. Nós podemos estar em uma posição que parece ser superior, mas o público também deve perceber como nós, podem produzir informação”.

Entre as questões debatidas no fórum sobre comunicação pública, principalmente em rádio e televisão, estavam questões como o direito de todas as pessoas terem voz de se expressarem; acesso aos meios de produção e veiculação de informação; relação autônoma e independente frente aos meios de comunicação; fortalecimento da comunicação pública brasileira; apoio ao fortalecimento da comunicação comunitária e combate ao oligopólio na radiodifusão. “Um estudo de 2013 diz que 70% dos meios de comunicação são controlados por 10 famílias. Só o grupo Globo controla 38% da comunicação brasileira”.

Pensando em artigos ainda não regulamentados sobre a comunicação pública estatal e privada, o Marco Civil da Internet, aprovado na noite da última terça feira (25) pela Câmara dos Deputados, também foi debatido no seminário. “No Brasil, as leis sobre a comunicação ainda são muito embrionárias. Comparadas a outros países, não é adequada quando comparada a questões sobre liberdade expressão e convergência midiática. A constituição de 1988, que aborda os temas da comunicação, muitas ainda não regulamentadas, não estabelece nenhuma conversa com a situação da tecnologia da comunicação”.

O evento foi promovido pela Secretaria de Comunicação Social (SeCom) da Prefeitura de Guarapuava e a Rádio Universitária Entre Rios FM 99,7.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.