22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Fundação reforça validade de concurso apesar de queixas sobre horários

Polêmica concentra-se no fato de que o horário limite para entrada (8h15) não constava em um documento de consulta de sala

Câmpus de Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Foto: Ascom/UTFPR)

A controvérsia em torno do concurso da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus de Guarapuava, ganhou novos contornos. Pessoas inscritas que não puderam fazer as provas reagem à falta de informações sobre o horário de fechamento dos portões. As provas ocorreram no último último (26) em vários municípios, incluindo Guarapuava. De acordo com candidatos que entraram em contato com o Portal RSN, a polêmica concentra-se no fato de que o horário limite para entrada (8h15) não constava em um documento de consulta de sala. “Esse espaço estava em branco. Só tinha o horário no edital e em letras miúdas, num espaço aleatório”. Conforme um arquiteto de Guarapuava, inscrito no concurso, ele chegou no campus às 8h25 e ficou impossibilitado de entrar. “Teve pessoas de outros municípios que perderam a prova”. O concurso ofertava 18 vagas para diversos cargos em campi no Paraná.

Em nota oficial, a UTFPR busca esclarecer a situação. De acordo com a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef-PR), no documento oficial (Cartão), a informação estava em área restrita e continha a advertência em vermelho e destaque.

Conforme a nota, o Edital 001/2025-CPCP é a única fonte oficial e obrigatória para consulta de horários. Isso porque há  candidatos em diferentes fusos horários.

O Edital indicava a abertura dos portões às 7h15 e o fechamento impreterivelmente às 8h15. O início das provas era às 9h.

Outro ponto levantado pela Fundação se refere ao índice de ausências. A entidade diz que a ausência registrada é compatível com concursos públicos de grande porte feitos pela fundação. No entanto, não houve divulgação de números exatos de abstenção total, mas o dado é usado para justificar que a validade e a credibilidade do certame não estão comprometidas.

Além do mais, segunda a Fundação, os candidatos assinaram um termo de aceite no momento da inscrição. Portanto, concordando com todas as condições descritas no Edital, reforçando a responsabilidade individual pela leitura integral do documento.

Apesar dos esclarecimentos da UTFPR, um grupo de candidatos prejudicados, que se organiza em canais de comunicação, mantém a reivindicação por uma nova aplicação da prova. Eles argumentam que a falha de comunicação da UTFPR, ao disponibilizar documentos de consulta com informações incompletas, gerou uma indução ao erro. Especialmente considerando a margem de 45 minutos entre o fechamento do portão (8h15) e o início da prova (9h00), uma janela considerada atípica em muitos concursos.

Até o momento, a UTFPR não sinalizou qualquer alteração no cronograma oficial. A divulgação do gabarito definitivo e dos resultados dos recursos contra a prova objetiva está prevista para 3 de novembro de 2025.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.