Ciente da força da agricultura e da produção do interior pinhãoense, a administração municipal está executando melhorias fundamentais em estradas rurais da cidade. De acordo Denílson de Oliveira, secretário de Infraestrutura e Viação do município, desde a última sexta feira (22), uma equipe local atua na readequação de estradas nas comunidades Zattar e Barreiros.
“O momento é histórico para as comunidades já que melhorias como essas nunca foram feitas nas comunidades. Para os moradores que vivem em Barreiros, por exemplo, a distância da sede é de 50 quilômetros. Imagina fazer esse trecho em uma estrada ruim, com chuva”, explicou.
Na previsão da obra, ao longo de seis meses, devem ser feitos 52 quilômetros de cascalhamento com elevação e rebaixamento de barrancos. Além disso, será feito ainda, a construção de 98 bueiros neste trecho.
Os serviços de melhoria, segundo o secretário, integram ações do programa do governo estadual Patrulha no Campo, que atua na recuperação de estradas rurais pelo Paraná. Neste ano, o gasto com as obras em Pinhão será de R$ 800 mil.
As ações incluem ainda o Consórcio Rio Jordão, integrado pelos municípios de Pinhão e Guarapuava. Na parceria, o maquinário para as obras é disponibilizado e o município é responsável pelos gastos da manutenção e limpeza dos equipamentos.
Para o secretário, a priorização deste trecho para o recebimento dos serviços considera o fluxo intenso de caminhões e a importância destas estradas para o transporte das produções locais.
“É uma estrada importante para as comunidades e o interior do município já que é uma via fundamental para o escoamento da produção de pinos, madeira, produção leiteira e transporte escolar de famílias da região”, avaliou.