22/08/2023
Cotidiano Em Alta Região

Furtos e falta de luz afetam escolas e famílias em Faxinal do Céu

Colégio teve a fiação elétrica furtada e famílias encontram-se sem iluminação pública, após a privatização da área pela Copel

Faxinal do Céu (Foto: arquivo/RSN)

*Reportagem com vídeo

Cerca de 20 a 30 famílias, além de duas instituições de ensino, o Colégio Estadual e a Escola Municipal de Faxinal do Céu, vivem uma rotina de incertezas e insegurança em Pinhão. A localidade, que já pertenceu à Copel, está sob gestão privada. O projeto prevê abrigar um resort e a reativação da antiga Universidade do Professor, em parceria com o Governo do Estado.

No entanto, um terreno dentro dessa área concentra atualmente uma estrutura compartilhada entre as duas escolas. Após a desativação de parte das instalações, o prédio passou a sofrer frequentes furtos e atos de vandalismo. Itens como portas, janelas, sanitários e até fiação elétrica são alvos de ladrões. A degradação da estrutura física preocupa a comunidade e coloca em risco o funcionamento das atividades escolares.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, os diretores das duas instituições, Osvaldo Verbaneck e Adriane Borcate, fizeram um alerta à comunidade e aos órgãos competentes. Eles solicitaram medidas de segurança durante as férias escolares, a fim de impedir novos furtos e preservar o que ainda resta das instalações.

RESTRIÇÕES LEGAIS

Por se tratar de uma área sob gestão privada, a Prefeitura disse que enfrenta restrições legais. Um acordo recente permitiu a instalação de um guarda na portaria de entrada principal. Contudo, os registros indicam que as invasões ocorrem, principalmente, pelos fundos da propriedade, o que dificulta a contenção.

Outro fator que tem agravado a situação, de acordo com o apelo, é a ausência de iluminação pública, retirada pela Copel com a mudança na titularidade da área. As famílias que ainda residem no local relatam que vivem no escuro durante a noite, o que aumenta a sensação de insegurança.

O Portal RSN entrou em contato com um dos diretores da empresa responsável pela gestão da área, a ABTN Partners. Uma entrevista ficou agendada para a próxima semana. *Veja o vídeo:

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.