22/08/2023



Guarapuava Política

Gaeco faz nova denúncia contra vereadores

imagem-109942

Atualização: 14h17*

Da Redação com Assessoria/MP-PR

Guarapuava – Em Guarapuava, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, apresentou nova denúncia criminal contra dois vereadores, um servidor e um ex-servidor da Câmara Municipal. O anúncio foi feito na manhã desta quinta feira (07). A ação penal foi ajuizada no âmbito da Operação Fantasma II, deflagrada em meados do mês de março e que apura ilegalidades no Legislativo Municipal. 

De acordo com o Gaeco, foram denunciados por peculato o ex-presidente da Casa Legislativa (2013-2014 – Edony Kluber), um vereador (Márcio Carneiro) e duas pessoas acusadas de serem nomeadas de forma irregular, que atuariam também como "cabos eleitorais permanentes" do vereador beneficiado. O crime de peculato, artigo 312 do Código Penal, configura-se quando o funcionário público desvia ou apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer bem, público ou particular, de que tem posse em função do cargo, em proveito próprio ou de outra pessoa. A pena é de reclusão de dois a 12 anos e multa.

O Gaeco apurou ainda indícios de que o vereador fora “agraciado” com as nomeações irregulares de servidores por ter desistido da candidatura para a Presidência da Câmara em benefício da eleição do ex-presidente da Casa Legislativa.

Veja aqui matéria anterior sobre a Operação Fantasma II, divulgada em 15 de março deste ano.

 

 

* Mais cedo, foi mencionado na matéria o nome do vereador Celso Costa como um dos vereadores a receberem nova denúncia pelo Gaeco. Na verdade, o vereador que recebeu novas denúncias foi Márcio Carneiro. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo