Novas perspectivas de mundo e experiências vão se abrir para 12 alunos da Região de Guarapuava. Uma vez que eles estão entre os convocados para o programa ‘Ganhando o Mundo’. Agora, eles vão preparar as malas para embarcar para um dos cinco destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia.
De acordo com o edital, entre os contemplados há três estudantes dos colégios estaduais de Guarapuava, bem como de Pinhão, Reserva do Iguaçu, Goioxim, Candói, Foz do Jordão e Campina do Simão. Nesta convocação, estão 444 dos mil estudantes que embarcarão no início do ano que vem para um semestre letivo no intercâmbio. Entre os selecionados, está Malcon Zaffari de 15 anos, aluno do Colégio Teotônio Vilela de Campina do Simão.
Fiquei muito feliz, porque é uma experiência única, e não poderia perder a oportunidade! Estou bem ansioso, e um pouco com medo por conta de ser uma língua diferente e a cultura também. Entre os meus [destinos] preferidos estão: Austrália, Inglaterra, e Canadá.
Neste momento, os primeiros convocados do Estado estão assinando Termos de Desistência ou de Termos de Compromisso. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), a convocação selecionou os primeiros alunos de 344 cidades do Paraná que atenderam a todos os critérios (nota, presença e participação em programas estaduais). Incluindo também 100 estudantes beneficiários do Bolsa Família, seguindo as regras do edital.
O PROGRAMA
Além disso, ainda haverá a convocação de outros 14 alunos, mas seguirá outros critérios do edital. O programa possibilita a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes. E dessa forma, permite a vivência e experiência na realidade de outros países.
O Governo do Estado vai custear as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres. Assim como exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior e material didático. Além de uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Por fim, os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.
Leia outras notícias no Portal RSN.