22/08/2023


Geral

Geada prejudica hortaliças na Região Metropolitana de Curitiba

A geada que atingiu a Região Metropolitana de Curitiba nos últimos dias, levou a perda nas plantações de hortaliças. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná, a perda pode chagar a 20%, segundo os dados que foram divulgados.

Segundo a Seab, entre as culturas mais atingidas pela geada estão as de alface, repolho, brócolis e couve-flor, onde 8 mil propriedades foram avaliadas, nas cidades de São José dos Pinhais, Colombo, Mandirituba e Araucária.

O principal motivo apontado para as perdas, conforme a Seab foi à falta de proteção nas plantações. Os agricultores que investiram, por exemplo, em técnicas para cobrir as lavouras não tiveram problemas.

Em números, a Seab aponta que o prejuízo chegou a R$ 4,6 milhões. Só de alface foram perdidos 600 mil quilos. Por mês, a RMC produz cerca de 3 mil toneladas da hortaliça. Com o repolho o prejuízo foi ainda maior – ao todo, foram perdidas 2,8 mil toneladas, das 14 mil toneladas produzidas mensalmente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo