22/08/2023
Guarapuava Saúde

Gestante testa positivo para covid-19 e dá à luz minutos após ser intubada

Conforme a equipe do São Vicente, ela chegou ao hospital com 27 semanas de gestação. A mulher aguarda vaga de UTI

hospital

A gestante está internada no São Vicente (Foto: Ascom/HSVP)

Uma gestante testou positivo para covid-19 e deu à luz em uma cesárea de emergência minutos após ser intubada. Os profissionais do Hospital São Vicente, em Guarapuava, relataram que o fato marcou a manhã desta segunda (7). Uma mulher precisou passar por um parto de emergência no Ambulatório covid-19 do local.

A paciente testou positivo para a doença, apresentou sintomas e deu entrada no HSVP no sábado (5). Assim, ela espera uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme a equipe, ela chegou ao hospital com 27 semanas de gestação e precisou ser intubada. Desse modo, passou pelo procedimento em uma sala de isolamento minutos antes da cesárea, como explica Daize Dalzotto Dala Rosa, enfermeira coordenadora da maternidade.

Foi bem desafiador porque o procedimento ocorreu em um espaço muito pequeno. Quando decidimos que a cesárea ocorreria, entramos em contato com outros setores e começamos a adaptar o espaço o mais breve possível em uma grande força tarefa. Dessa maneira, dentro da sala permaneceram apenas dois obstetras e um anestesista, do lado de fora ficou o restante da equipe. Dezenas de profissionais envolvidos de diferentes setores do Hospital.

A cesárea de emergência ocorreu com sucesso, o bebê está em isolamento, internado na UTI Neonatal do HSVP. Após completar 48h de vida, os profissionais vão coletar o teste para coronavírus. A paciente segue internada, também isolada, aguardando vaga na UTI.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Alana Bellan

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.