A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann encaminhou uma correspondência ao III Encontro de Mulheres, evento que aconetece neste sábado (19), no Bairro Primavera. No documento a ministra enaltece o trabalho desenvolvido pela vereadora Eva Schran e se refere aos temas deste ano – Mulheres, desafios e conquistas e aposentadorias da dona de casa, os quais considerou de maior importância.
A ministra lembra que no Brasil, as mulheres podem se orgulhar dos desafios que enfrentam e das conquistas alcançadas em matéria de igualdade de gêneros. "Somos um dos poucos países em que a mulher ocupa o cargo das mais alta responsabilidade do Executivo. Além da Presidente Dilma, temos diversas ministras de Estado, entre as quais esta que vos fala por meio por meio desta mensagem, e que muito se orgulha de ser a primeira paranaense a ocupar a chefia da Casa Civil da Presidência da República. Temos mulheres de grande competência nas prefeituras, nas empresas, nas universidades, nos poderes Legislativo e Judiciário. Mas ainda resta muito a fazer", observa Gleisi na mensagem.
Para a ministra, é um fato indiscutível que a presistência das desigualdades entre homens e mulheres é um dos maiores entraves ao desenvolvimento de uma sociedade. "A Presidente costuma dizer que a pobreza tem uma cara – ela é feminina. Quanto mais pobre a família, mais chance ela tem de ser chefiada por uma mulher. É por isso que nossas políticas e eliminação da miséria são focadas na mulher e na criança", afirma. A ministra se refere aos programas Minha Casa Minha Vida, Pronaf Mulher, Bolsa Famílias os quais ela considera que são eficientes porque privilegiam a mulher.
De acordo com Gleisi, é importante lembrar que a Presidente sancionou a lei que possibilita que as donas de casa com renda de até dois salários minímos passem a contribuir com 5% da renda para a Previdência Social.
"A eliminação da discriminação do gênero e o empoderamento das mulheres são fatores decisivos para alcançarmos êxito em nossa luta por um país com dignidade e desenvolvimento para todos", afirmou.
"Desejo a todos um feliz e produtivo Encontro das Mulheres que Sonham e Lutam e parabenizo, especialmente, a vereadora Eva por estar a frente dessa importante caminhada", conclui a ministra.
Matérias relacionadas
III Encontro das Mulheres que Lutam e Sonham acontece amanhã
3o. Encontro das "Mulheres que lutam e sonham" já tem programação
III Encontro das Mulheres que Lutam e Sonham acontece amanhã