Golpistas fingem ser assessores do prefeito para clonarem WhatsApp

O prefeito Cesar Silvestri Filho e o ex-coordenador do Procon Paulo Lima tiveram o WhatsApp clonado. Porém, outras vítimas já entraram em contato com o RSN

Golpistas fingem ser assessores do prefeito para clonarem WhatsApp (Foto: Pixabay)

Um comunicado feito pelo prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, chama a atenção para um golpe que está sendo aplicado na cidade. De acordo com o prefeito, há pessoas se passando por assessores da prefeitura, porém, com DDD de São Paulo.

Os golpistas fazem convites por WhatsApp, em nome de Cesar Filho, para uma promoção que ocorrerá em setembro deste ano. Conforme o prefeito, “não aceite”, pois trata-se de golpe para a clonagem da conta do Whats. “Não responda e muito menos digite qualquer número que eles te mandarem para confirmação do convite”.

Todavia, Cesar Filho já comunicou à polícia. Ainda nesta semana outras duas pessoas entraram em contato com o Portal RSN para falar sobre o mesmo problema. Um deles, é o ex-coordenador do Procon em Guarapuava, Paulo Lima.

De acordo com a polícia, o golpe é aplicado de uma maneira bem simples. “O usuário recebe um código de seis dígitos, com um convite intransferível para um evento e que precisa ser confirmado. Como a vítima não solicitou nenhuma verificação de identidade, ao confirmar, permite que o código seja compartilhado. Com isso, golpistas podem invadir o WhatsApp da vítima e conversar com os todos os contatos normalmente”.

Conforme a polícia alerta, para evitar esse tipo de golpe, é recomendado a ativação do sistema de verificação em duas etapas. “Ele impede que o mensageiro utilize apenas o sistema de código para verificar a identidade do usuário”.

VEJA COMO EVITAR

Para evitar esse tipo de golpe, a empresa de segurança ‘Olhar Digital’ explica como fazer a ativação do sistema de verificação em duas etapas. A ativação impede que o mensageiro utilize apenas o sistema de código para verificar a identidade do usuário.

1. Para fazer isso, clique nos três pontos no canto superior direito e, em seguida, selecione ‘Configurações’;

2. Na próxima tela, escolha ‘Conta’;

3. Em seguida, ‘Confirmação em duas etapas’;

4. Na tela que vai se abrir, basta selecionar ‘Ativar’ e digitar uma senha segura e adicionar um endereço de e-mail. Caso seja solicitado uma redefinição de aparelho por meio de um código de verificação padrão, essa senha também será solicitada.

*(Fonte: Olhar Digital)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COVID-19

Oito novos casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava

AÇÃO

Campanha de influencers agita os 2 mil pedidos do site Compre do Produtor

ACIDENTE

PRF atende acidente com dois carros e duas carretas em Guarapuava

Comentários