Por Cristina Esteche, com assessoria
O candidato ao Senado pela coligação Paraná Olhando Pra Frente, Ricardo Gomyde (PCdoB), defende o fim do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Para ele, as propagandas eleitorais estão sendo desvirtuadas da finalidade de informar o eleitor, pois os candidatos falam o que querem e, em muitos casos, a verdade não aparece.
“Esse espaço foi criado para apresentação de ideias e projetos, só que ele vem sendo usado pela maioria dos candidatos para falar mentiras ou tentar confundir o eleitor”, diz Gomyde, citando como exemplo o candidato do PSDB ao Senado, Álvaro Dias.
“Como ele não tem nada para mostrar do que fez pelos paranaenses em 20 anos como senador, ele volta ao século passado para falar do seu tempo como governador. Por essas e outras, defendo o fim do horário eleitoral gratuito.”
Gomyde sugere que ao invés da propaganda sejam realizados debates ao vivo entre os candidatos, transmitidos por todas as redes de rádio e TV ao mesmo tempo. “É a melhor forma para que os candidatos possam expor suas ideias e se contrapor aos seus adversários. Tudo sem interferência de marqueteiros e da mágica da propaganda. Tudo real.”