Governador cria Comitê de Gestão de Crise para o Covid-19

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou quatro decretos para o enfrentamento do coronavírus no Paraná nesta quarta (18)

Secretário de Saúde, Beto Preto e o governador Ratinho Junior (Foto: ANPr)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta (18) quatro novos decretos para o enfrentamento do novo coronavírus no Estado. De acordo com o Governo, os documentos incluem a criação de um Comitê de Gestão de Crise para a Covid-19, a suspensão dos deslocamentos e viagens a trabalho dos servidores estaduais. E ainda estabelece critérios para habilitação de laboratórios para testes da doença.

Também houve a determinação para que o Procon-PR fiscalize práticas abusivas quanto aos preços de produtos sanitários e de profilaxia. Conforme o governador, na segunda (16), o Procon lançou um canal on-line exclusivo para denúncias sobre abusos no preço do álcool em gel 70%. Para fazer a reclamação, é importante que o consumidor tenha nota fiscal da compra ou foto do produto anunciado e seguir o passo a passo do registro da reclamação.

De acordo com o governador, sua equipe está atenta aos procedimentos adotados por países que estão passando pela crise do novo coronavírus e vão contribuir no esforço para diminuir a proliferação no Paraná.

Se seguirmos esses procedimentos e adotarmos medidas para diminuir a circulação do vírus, vamos vencer essa crise o mais rápido possível. Mais uma vez, o Paraná demonstra organização e planejamento para enfrentar esse momento tão delicado para todo o mundo.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, são 14 casos confirmados até o momento. Ou seja, em Curitiba (7), Cianorte (2), Campo Largo (1), Pinhais (1), Maringá (1), Foz do Iguaçu (1) e Londrina (1). Todos os confirmados são casos importados, ainda não há registros de transmissão comunitária no Paraná.

Para o secretário de Saúde, Beto Preto, as pessoas devem seguir firmes na vigilância em saúde, na etiqueta respiratória, no distanciamento social e, principalmente, no isolamento voluntário domiciliar.

De acordo com o secretário de Saúde Beto Preto, “são medidas cruciais no combate ao coronavírus”. Ele disse ainda, que o Paraná começará a fazer testes da Covid-19 em pacientes internados por síndromes respiratórias graves com caráter inconclusivo em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de todo o Estado.

Assim, outra medida adotada é em relação ao Sentinela, sistema paranaense que faz o controle da circulação dos vírus.

A partir de hoje a vigilância Sentinela vai incluir os casos de Covid-19 nas síndromes gripais investigadas. Será onde já houve caso positivo para o coronavírus. Temos uma coleta aleatória em 51 pontos do Estado, e começamos com os oito pontos de coleta em Curitiba. Isso vai nos ajudar a detectar transmissão local que ainda não tenha sido detectada.

LABORATÓRIOS

O decreto 4.261/2020 normatiza o cadastramento dos laboratórios privados no Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB). A partir do texto, a Secretaria da Saúde passa a adotar uma nova metodologia para os resultados, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

Não será mais exigida a contraprova pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), desde que o laboratório privado esteja credenciado.

VIAGENS

O outro decreto (4.260/2020), por fim, determina a suspensão, por período indeterminado, das viagens e deslocamento de todos os servidores estaduais. São os civis e militares, da administração direta, autárquica e fundacional e dos contratados temporariamente. Isso inclui os deslocamentos internos, intermunicipais, interestaduais e internacionais.

Porém, caso haja necessidade, servidores da Secretaria da Saúde, polícias, Defesa Civil, Departamento Penitenciário e da Casa Militar poderão viajar a serviço. Entretanto, em casos de urgência ou extrema necessidade, servidores de outros órgãos e entidades também poderão viajar.

Todavia, mediante justificativa fundamentada que deixe explícito que o deslocamento é imprescindível.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

QUE FRIO!

Temporal que afetou 70 cidades paranaenses trouxe frio intenso

TEMPOS DE DIFICULDADE

Governador fala sobre dificuldades que o Paraná enfrentou nesta semana

AUXÍLIO

Prazo para pedir auxílio emergencial termina hoje (2)

Comentários