22/08/2023
Paraná Saúde

Governo alerta para prevenção de pneumonia e gripe

A Sesa informou que, de janeiro a abril deste ano, 9.950 pessoas foram internadas no estado para tratamento de pneumonia ou influenza

Governo alerta para prevenção de pneumonia e gripe (Foto: Gabriel Rosa/AEN)

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) informou que, de janeiro a abril deste ano, 9.950 pessoas foram internadas no estado para tratamento de pneumonia ou influenza. Isso resultou em uma média de 82 internamentos diários e 1.521 mortes. Estes números destacam a importância de redobrar os cuidados com essas doenças durante o inverno, quando as ocorrências tendem a aumentar.

De acordo com as informações, a média diária de internações em 2023 foi ligeiramente superior, com 91 pessoas internadas por dia nos primeiros quatro meses e 1.145 mortes. No decorrer de todo o ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou 3.694 internações e 4.409 mortes. Estas doenças, embora graves, pode haver prevenção por meio de vacinação, hidratação adequada e manutenção de ambientes arejados.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, enfatiza a tendência de aumento de casos de pneumonia durante o inverno. Ela alerta para a importância de estar atento aos sintomas, manter-se hidratado, evitar contato com pessoas doentes e seguir a etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras e a higienização constante das mãos. A etiqueta respiratória também recomenda cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes bem ventilados.

Para quem apresenta sintomas de pneumonia ou gripe, é fundamental procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação. Em 2023, a Atenção Básica à Saúde (APS) no Paraná realizou 227.988 atendimentos para pneumonia e gripes, enquanto até maio de 2024, foram 84.639 atendimentos.

Leia outras notícias no Portal RSN. 

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.