22/08/2023
Brasil Cotidiano Saúde

Governo autoriza reajuste de 4,33% em medicamentos

Percentual ficou acima da inflação de 2018, que fechou o ano em 3,75%

medicamentosONU

Remédios (Foto: Agência Brasil/arquivo)

Quem for à farmácia a partir desta segunda (1) levando uma receita de medicamentos em mãos pode pagar mais caro. É que o Ministério da Saúde liberou o reajuste de 4,33% no preço dos remédios. O valor definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ficou acima da inflação de 2018, que fechou o ano em 3,75%.

O Ministério da Saúde diz que o percentual é o teto permitido de reajuste. Porém, cada empresa pode decidir se vai aplicar o índice total ou menor. As empresas que descumprirem os preços máximos permitidos ou aplicarem um reajuste maior do que o estabelecido podem pagar multa que varia de R$ 649 a R$ 9,7 milhões.

Segundo o MS, o cálculo é feito com base na inflação dos últimos 12 meses (IPCA), a produtividade das indústrias de remédios, o câmbio e a tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.