O Governo do Estado está mobilizado para atender a população dos municípios castigados pelas chuvas do fim de semana. O balanço divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (23) mostra que 27 mil pessoas tiveram algum tipo de prejuízo material em 26 municípios atingidos por chuva de granizo e vendaval. São 198 pessoas desalojadas e 61 desabrigadas. Não houve mortos nem feridos.
Os municípios mais atingidos foram Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Corbélia, Marquinho, Prudentópolis e Salto do Lontra. O governador Beto Richa esteve no domingo (22) em Corbélia, onde mais de 80% das casas foram danificadas por causa da chuva de granizo. “Tão logo a Defesa Civil foi acionada nossas equipes deram pronto atendimento”, disse Richa.
O Governo do Estado já entregou 300 bobinas de lona para as cidades. Assim que as prefeituras repassarem os dados dos estragos, o governador poderá decretar situação de emergência em alguns municípios.
“As prefeituras, com o apoios dos coordenadores regionais da Defesa Civil, estão concentradas para registrar as ocorrências e nos encaminhar”, disse o chefe da Divisão de Defesa Civil, tenente coronel Edemilson Barros. “Assim, conseguimos identificar as necessidades reais de cada município e ver se atingem os critérios determinados pelo governo federal para que se possa decretar situação de emergência”.
Com o decreto, a prefeitura passará a contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos e terá facilidade no acesso a recursos para a recuperação da cidade e ao repasse de telhas, cobertores, colchões, colchonetes. As famílias mais necessitadas têm prioridade no atendimento.
ALERTA
A Defesa Civil alerta os moradores para terem cuidado ao tentar consertar telhados das casas atingidas pelo granizo. “Há registros de quedas de alguns moradores que se arriscaram subindo no telhado, que ainda está escorregadio”, disse o Barros.
O serviço deve ser feito por um profissional. Caso não seja possível, o morador precisa usar um cinto de obras para evitar quedas.