22/08/2023


Geral

Governo do Estado fará levantamento do potencial turístico de Reserva do Iguaçu

As belezas naturais existentes no município de Reserva do Iguaçu e o potencial turístico da região banhada pelos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu, começam a despontar como fator gerador de renda e de desenvolvimento regional. Este é um dos maiores desafios da administração do prefeito Emerson Julio Ribeiro.
Para alavancar o Eco Turismo dentro do roteiro Estradas e Caminhos do Governo do Paraná, que envolve os municípios pertencentes à Cantuquiriguaçu, Reserva do Iguaçu lança uma proposta desafiadora.
“A nossa região tem muito para oferecer, principalmente no Eco Turismo e um dos maiores desafios está em unirmos as forças com municípios vizinhos, fazer o diagnóstico da nossa realidade e traçarmos metas para desenvolver o turismo regional de forma organizada, criando um corredor atrativo para mercado”, afirma a diretora de Cultura e Turismo de reserva do Iguaçu, Rosangela Quingerski. Ela esteve em Curitiba no último final de semana participando da 9ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado, na Expo Unimed. A servidora Juliana Barboza Sydor ,também participou. O tema central do evento foi a campanha “Paraná – Prazer em conhecer”. Segundo Rosangela, o evento é considerado um dos principais no segmento de turismo no Brasil e Mercosul e a campanha está sendo divulgada em vários países.

São tantas as possibilidades, que o Paraná foi dividido em 10 regiões diferentes para melhor disponibilizar a sua enorme variedade de atrações turísticas: belezas naturais inigualáveis, com grandes reservas de mata atlântica preservadas, rios, cachoeira e todas as riquezas que o seu solo cultiva; um riquíssimo acervo histórico e cultural e diferentes alternativas de lazer e gastronomia.
Reserva do Iguaçu está inserida nesse contexto. “Temos uma região marcada pelos costumes campeiros com tradição das tropeadas, que preserva tradição rural e destaca-se pelas hidroelétricas, formando imensos lagos que favorecem os esportes náuticos e pesca esportiva. O Museu Regional do Iguaçu guarda um expressivo acervo regional, principalmente da flora e fauna local, se constituindo um marco arquitetônico e cultural onde pode-se memorar fatos e dados históricos e ambientais. Vale salientar as inúmeras cachoeiras deste município, bem como o Santuário de Nossa Senhora Aparecida conhecido por muitos romeiros do Paraná e de outros estados. É um potencial para o turismo religioso”, destaca a diretora do Departamento de Cultura e Turismo.

O primeiro passo já foi dado. Uma parceria foi firmada com o Governo do Paraná para mapear a situação atual em Reserva do Iguaçu, verificando o potencial e realizando um diagnóstico. “Vamos buscar desta forma criar condição e metas para o desenvolvimento turístico do nosso município”, diz.
“Necessitamos deste levantamento estatístico das nossas condições, pois do contrário não saberemos por onde começar e nem onde teremos possibilidades sólidas de chegar. Avaliando os índices, com um bom planejamento e administração saberemos enfrentar nossas deficiências e aproveitar os nossos potenciais. Por meio do turismo atrairemos investidores e como consequência teremos geração de empregos e aquecimento na economia local”, diz Rosangela.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo