O governador Beto Richa quer criar um Programa de Recuperação de Créditos para estimular a renegociação de dívidas de mutuários inadimplentes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O projeto do Governo do Estado que já tramita na Assembleia Legislativa deve ser votado na próxima terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Os mutuários terão isenção de até 100% de juros de mora e multa pecuniária sobre o valor das prestações em atraso dos financiamentos no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), administrados pela Cohapar.
“É uma grande oportunidade para os mutuários que querem regularizar as prestações em atraso, mas enfrentam dificuldades financeiras para saldar os débitos. Muitos poderão quitar o financiamento e conseguir o esperado título da casa própria”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Ademar Traiano.
A Cohapar possui aproximadamente 25,8 mil mutuários inadimplentes, ou seja, que devem mais de três prestações. O total da dívida é de R$ 142 milhões, sendo R$ 83 milhões de juros sobre os valores em atraso. Embora os valores das prestações mensais sejam baixos, os proprietários são de baixa renda e têm dificuldades de quitar a dívida acumulada.
Para Traiano, o projeto tem grande amplitude social. "O governador Beto Richa está auxiliando famílias que hoje não conseguem pagar suas dívidas. Se os valores fossem corrigidos pelas taxas de juros de mercado seriam exorbitantes”, disse. O deputado explica que além do alcance social, a medida atende ao interesse público porque com os valores que vão entrar no caixa do governo, provenientes do pagamento das dívidas, mais casas populares poderão ser construídas no Estado.