A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vai contar com mais um curso de doutorado. O anúncio é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso de Bionergia, conforme o governo federal, é um dos nove cursos de doutorado nas universidades estaduais do Paraná.
O doutorado em Bionergia será ofertado em cinco universidades estaduais. Estão previstas 23 vagas. No entanto, o processo seletivo e a abertura das inscrições ainda estão em fase de decisões. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, Marcos Ventura Faria, esse novo doutorado é um passo importante no processo de verticalização da Unicentro.
O curso era bastante aguardado pela comunidade e pelos docentes que atuam na área de bioenergia. Esse é um tema de bastante importância que, com certeza, trará um fortalecimento muito grande para essa área de pesquisa, que é um dos grandes destaques hoje no cenário estadual e nacional.
Com o doutorado em Bioenergia, a Unicentro conta agora com 29 cursos de pós-graduação, sendo 11 cursos de doutorado e 18 de mestrado. O novo curso funcionará de forma associativa envolvendo a Unicentro, UEPG, UEM, UEL, Unioeste e a UFPR. Por ser um curso em rede, segue a sistemática de oferta de curso de pós-graduação da Capes. A Unicentro está como coordenadora geral até 2027.
Conforme Paulo Rogério, professor coordenador da proposta, o diferencial deste curso são as linhas de pesquisa: a de Biocombustíveis e a de Energias Renováveis. “Atualmente, no banco da Capes, existem somente dois programas em bioenergia, um com foco na produção agroenergética e outro em bioetanol”.
Leia outras notícias no Portal RSN.