Governo modifica e lança novamente o selo de proteção à fauna

As iniciativas são de reconhecimento aos parceiros existentes e abrem a possibilidade para que mais paranaenses possam colaborar com a proteção da fauna

Assim, as iniciativas abrem a possibilidade para que mais paranaenses possam colaborar (Foto: Reprodução/AEN)

Como forma de incentivar a proteção da fauna silvestre no Paraná, o Instituto Água e Terra está lançando o Programa Aliança Pró-Fauna. Esta ação é direcionada aos espécimes da fauna nativa, e reedita o Selo Amigo da Fauna, que já era um incentivo às instituições públicas ou privadas.

O objetivo é reconhecer as pessoas e instituições que já estavam formando a parceira e abrir possibilidade para que mais paranaenses colaborem com a proteção da fauno no Estado. Desse modo, o Selo Amigo da Fauna, é uma marca dos atores que apoiam ou praticam medidas de proteção e conservação da fauna silvestre.

Já o Projeto Aliança Pró-Fauna vai permitir a expansão do atendimento aos espécimes vítimas de ações ilícitas como comércio ilegal, cativeiro irregular, tráfico de animais e maus-tratos. As duas ações fazem parte de um novo modelo de gestão e conservação de fauna silvestre em condição dentro e fora do ambiente natural, respectivamente.

Conforme o o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o Governo do Paraná é pioneiro em ações que envolvem a preservação. “Temos reforçado a implementação de políticas direcionadas à proteção e ao acompanhamento da fauna, valorizando as parcerias, pois sem elas nossas ações são dificultadas”.

O presidente do Instituto Água e Terra, Everton de Souza, esclarece que a ação permite analisar os animais e verificar se podem ou não retornar para a natureza.

Determinadas pessoas têm interesse em manter, ajudar e cuidar desses animais, mas não possuem a vocação de atuarem como criadores comerciais, conservacionistas ou zoológicos. O Selo foi a forma que o Instituto Água e Terra encontrou para reconhecer as instituições ou empresas que atuam como parceiras nesse processo.

SELO AMIGO DA FAUNA

O protocolo que iniciou em 2009 teve a versão adaptada e agora conta com as categorias ouro, prata e bronze. A emissão do Selo pode ocorrer para reconhecer o apoio logístico, financeiro e técnico-científico às ações do Instituto Água e Terra.

Os parceiros reconhecidos com o Selo Amigo da Fauna vão poder veicular a marca em materiais de divulgação, impressos ou em páginas na internet da instituição. Também vai ter o repasse de placas a serem instaladas nas propriedades.

As organizações, instituições ou empresas interessadas em obter o Selo Amigo da Fauna deverão estar em consonância com a legislação. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 3213-3858 ou pelo e-mail iapfauna@iat.pr.gov.br.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

RETOMADA

Foz do Iguaçu aposta no turismo de compras para restabelecer economia

UTILIDADE PÚBLICA

Conserto emergencial pode afetar abastecimento em Guarapuava

PROMOÇÃO À SAÚDE

Saúde na Estrada divulga resultados de 20 dias de ações

Comentários