22/08/2023
Geral

Governo oferece mais 700 mil exames gratuitos nas unidades de saúde

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou nesta sexta feira (11) contrato com 17 laboratórios para a realização dos exames citopatológicos pela rede pública de saúde. Esses exames são ofertados gratuitamente nas unidades de saúde e são essenciais para a detecção do câncer de colo de útero e do câncer de mama.

A medida amplia a capacidade de realização dos procedimentos em todas as regiões do Estado e contribuirá para agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes. “Quanto mais cedo um caso de câncer é diagnosticado, maiores as chances de cura. Por isso, o Estado está trabalhando para conscientizar a população sobre a importância de realizar os exames, além de garantir a retaguarda laboratorial para a análise das amostras”, disse o secretário.

Os contratos têm validade de um ano, podendo ser renovados por outros quatro. Eles garantem a oferta de 700 mil exames por ano, o que representa um pagamento anual de aproximadamente R$ 5,3 milhões.

Com a habilitação desses novos laboratórios, o Estado amplia para 52 o número de serviços que realizam a análise do exame. Para o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Arnaldo Zubioli, a grande novidade deste edital de chamamento foi a valorização do trabalho dos farmacêuticos bioquímicos do Paraná.

“Este edital permitiu que bioquímicos especializados em citologia pudessem candidatar seus laboratórios para realizar os exames pelo SUS. Isso é foi um grande avanço para a categoria”, explicou Zubioli.

Maurício Turkiewicz é diretor-técnico do Labcell, um dos laboratórios recém-contratados para realizar os exames citopatológicos no Estado. Ele afirma que o serviço, localizado em Cascavel, teve que se preparar antecipadamente para atender esta nova demanda do SUS.

“Hoje somos em três colaboradores especializados em citopatologia. Temos a capacidade de realizar cerca de 4,5 mil exames por mês, sendo que um terço disso será destinado exclusivamente para o SUS”, ressaltou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.