22/08/2023
Política

Governo recua e cede à reivindicações de reitores

Cristina Esteche

A audiência que reuniu reitores e o Governo do Paraná nesta terça feira (24), em Curitiba, teve avanços positivos. De acordo com o reitor da Universidade Estadual Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Bona, que também preside a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), uma das conquistas foi a liberação de parte da verba de custeio. O recurso será liberado nesta quarta feira (25), de acordo com a necessidade de cada uma das sete universidades estaduais do estado, o suficiente para três meses. “Depois o repasse será feito a cada três meses, como sempre aconteceu”.

Outra conquista dos reitores é a formação de uma comissão com representação de entidades para estudos sobre a autonomia universitária. Essa comissão terá o prazo de 120 dias para concluir o estudo, prorrogáveis pelo tempo que for necessário.

A retirada da meta 4 prevista no primeiro “pacote” encaminhado pelo governador à Assembleia Legislativa do Paraná também foi aceita pela Governo. “Também conseguimos o arquivamento do projeto da Previdência para que novo projeto seja apresentado”. O pagamento do terço de férias devido aos funcionários será pago em parcela única em marco deste ano, segundo Bona.

De acordo com o reitor e presidente da Apiesp, também terá continuidade o processo de contratação de servidores, além de que será composta comissão liderada pelo Governo para viabilização de recursos federais para assistência estudantil. Nesse setor, cada universidade vai atender os acadêmicos com a verba de custeio.

Com os avanços, o destino da greve de universidades estaduais deve ser decidido nos próximos dias. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo