22/08/2023
Região Saúde

Governo vai implantar em Irati ambulatório para atendimentos especializados

As unidades vão ter atendimento no formato hospital-dia e fazem parte da estratégia regionalização da saúde no atendimento à população

hambulatorio_Easy-Resize.com_

Governo vai implantar em Irati ambulatório para atendimentos especializados (Foto: Reprodução/Portal Clique)

Um dos grandes projetos do Governo do Paraná para o próximo ano (2021) é a implantação de oito Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME). A proposta é ampliar e otimizar o atendimento ao usuário da Rede de Saúde no Estado. Os municípios que serão contemplados inicialmente são Irati, Ivaiporã, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte, Cornélio Procópio, União da Vitória e Jacarezinho, que será o primeiro a ser construído.

As unidades serão gerenciadas pelos consórcios intermunicipais de saúde, com atendimento no formato hospital-dia e fazem parte da estratégia regionalização da saúde no atendimento à população, como informa o secretário de Estado da Saúde Beto Preto.

Desde o início da gestão do governador Ratinho Junior, a preocupação principal é de levar o atendimento especializado para perto da casa do cidadão. Muitas vezes é difícil para o paciente que busca atendimento ter que se deslocar vários quilômetros para uma consulta ortopédica ou um procedimento cirúrgico. O nosso compromisso é olhar para todo o Paraná e ofertar serviços estruturados.

INVESTIMENTO

O investimento soma cerca de R$ 100 milhões para as oito unidades. O AME ampliará a oferta de serviços com orientação terapêutica nas diferentes linhas de cuidado prioritárias, como materno infantil, saúde do idoso, hipertensão, diabetes e saúde mental.

Além de atendimento multiprofissional em diagnóstico, tratamento e acompanhamento para cidadãos com condições crônicas de maior risco em diversas especialidades, estão previstos ainda, em algumas unidades, um Centro de Especialidades Odontológico (CEO).

ESTRUTURA

As unidades terão de 1.500 a 2.500 metros quadrados, contando com área assistencial e administrativa. O projeto de construção apresenta recepção com conforto e segurança, áreas de consultórios médicos especializados, exames e diagnósticos, atendimento multiprofissional, centro odontológico, além de ambientes para cursos de educação permanente.

QUALICIS

Para gerenciar a estrutura desses AMES, a Sesa criou o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios intermunicipais (QualiCis).

O QualiCis é um programa estratégico da Sesa que tem o foco na regionalização dos serviços e no apoio aos municípios na oferta de consultas e exames especializados.

O Governo do Estado dobrou o orçamento para os consórcios, passando de R$ 30 milhões em 2020 para 60 milhões em 2021. Será um programa de incentivo de custeio que a Sesa disponibiliza.

O programa beneficiará cerca de 8 milhões de paranaenses com foco no atendimento integral. O acesso da população se dá aos serviços por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

*Com informações do Portal Clique

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.