Gripe já matou 51 pessoas no Paraná em 2019

Último informe confirma 212 casos da doença no Estado

(Foto: Reprodução/Pixabay)

O Paraná tem 212 casos de gripe confirmados e 51 mortes em 2019. Os números são do informe semanal da Secretaria de Estado da Saúde emitido nesta quarta feira (12). Na semana anterior eram 43 mortes. Os óbitos aconteceram em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé.

Do começo do ano até agora, Foz do Iguaçu é o município que registra maior número de mortes com 13 confirmações. Na sequência, Curitiba com sete óbitos confirmados desde o começo do ano. O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos.

PREVENÇÃO

Com a chegada do inverno, na próxima semana, a Secretaria da Saúde recomenda que sejam reforçadas as medidas preventivas.

“A gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério”, ressalta o enfermeiro chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes.

Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda incluir sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão. Como medidas preventivas, a Secretaria da Saúde recomenda a vacinação contra a doença, a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos.

Em caso de não haver disponibilidade de água e sabão, é recomendado o uso de álcool gel 70%; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas e manter os ambientes bem ventilados.

Relacionadas

MAIS UMA MORTE

33ª morte por covid-19 é confirmada em Guarapuava

SISTEMA ON-LINE

Programa Guarapuava Digital oferece agilidade e economia

NOVIDADE

Franquia OdontoTop inaugura unidade em Guarapuava nesta sexta (4)

Comentários